Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 21 a 25 de julho de 2003

      1. Preliminares

        Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa recebe apoio para sua realização do Projeto de Insituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região.

        Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

        A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

         

        Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volume 1, volume 2 e volume 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

      2. Detalhamento do programa
        • Organização do Curso

          O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.

        • Desenvolvimento do treinamento

          Cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.

        • Temas deste módulo

          Neste módulo, serão abordados temas de interesse, também, de professores do Ensino Fundamental:

          1. Equações, sistemas e problemas do 1o grau;
          2. Porcentagem, proporcionalidade e regra de três;
          3. Semelhança e áreas;
          4. Introdução à Estatística: representação de dados, medidas-resumo, noções de inferência.
      3. Local de realização

        Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, utilizando a infraestrutura da RNP, do IMPA para as instituições participantes em outros estados. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Para julho de 2003 está prevista a participação das seguintes instituições:

     

    1. Equipe

      A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:

      • Augusto César Morgado
      • Eduardo Wagner
      • Elon Lages Lima (coordenador)
      • Paulo Cezar Pinto Carvalho
      • Maria Celano Maia (secretária executiva)
      • Priscilla Fernades Pomateli (secretária)

      Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.

      Coordenadores do programa nos estados.

    2. Programação
    3. Inscrição para Professores do Estado do Rio de Janeiro

      As inscrições encontram-se abertas até o dia 30 de junho. Podem inscrever-se professores que lecionam Matemática no Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro e também alunos que estejam terminando a graduação em Matemática. O curso é gratuito.
      Para inscrever-se, basta imprimir a ficha de inscrição, preenchê-la e enviar para o endereço:

      Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      Divisão de Divulgação e Informação Científica – Sala 205
      Estrada Dona Castorina 110, Jardim Botânico
      Rio de Janeiro, RJ, CEP 22460-320

      Se preferir, você também pode usar o e-mail: ddic@impa.br
      Neste caso, salve o arquivo em seu computador, preencha a ficha e mande-a por e-mail.
      Somente os candidatos selecionados receberão uma notificação.

      Observação: Os professores dos demais estados participantes deverão contactar os coordenadores dos seus estados para saber como inscrever-se.

    4. Programas Anteriores
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.