Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Valor repercute live sobre olimpíadas com Landim e Gugu

Crédito: Leo Pinheiro/Valor Econômico

O jornal Valor Econômico repercutiu os principais pontos abordados na live sobre olimpíadas brasileiras de matemática em matérias publicadas na sexta (11) e segunda-feira (14). A “Live do Valor” foi transmitida no YouTube do jornal e contou com a participação do diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Claudio Landim, o do pesquisador do IMPA e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) Carlos Gustavo Moreira (Gugu). O debate foi mediado pelo coordenador digital do Valor no Rio, Rafael Rosas.

Uma das matérias destaca a fala de Gugu, apontando que a OBMEP tem o objetivo de descobrir e estimular talentos desde cedo para a pesquisa científica e tornar o ensino da matemática “mais criativo e interessante”. Claudio Landim falou do “esquema de logística impressionante” da olimpíada, que custa menos de R$ 3 por aluno.

Com um orçamento de cerca de R$ 35 milhões ao ano, a competição atinge 20 milhões de alunos de escolas públicas por edição. O número é mais que o triplo de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia mais: Letícia Mattos defende tese sobre combinatória
Landim: ‘Não basta identificar jovens talentos, mas formá-los’
PAPMEM está com inscrições abertas até 18 de julho

O jornal destacou a preocupação do coordenador-geral da OBM com a baixa participação de meninas na competição. “Preocupa-nos muito isso, é um fenômeno que gostaríamos de entender melhor… É uma preocupação global, da comunidade internacional da matemática. É muito menor do que deveria ser”, declarou. Para mitigar a situação, medidas como a criação do Torneio Meninas da Matemática, dirigida às alunas a partir do 8º ano até o último ano do Ensino Médio, visam a estimular a participação feminina nas competições.

Além disso, o jornal destacou que o IMPA estuda formas de admitir, no futuro, alunos de “homeschooling” na OBMEP. Segundo Landim, uma das possibilidades é que o aluno que tenha passado pelo aprendizado domiciliar e queira se inscrever se vincule a uma escola para participar do evento, já que as instituições de ensino são hoje responsáveis pela aplicação e envio dos testes. 

A live está disponível na íntegra no canal de YouTube do Valor Econômico:

Leia também: Na Folha, Marcelo Viana fala dos pioneiros da previsão do tempo
Expansão do IMPA é tema de artigo de Landim no Globo

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.