Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

No RJTV, Luiz Felipe Lins e o ensino criativo da Matemática

Imagem reproduzida da reportagem do RJTV

O trabalho do professor Luiz Felipe Lins foi tema do quadro “Olha essa História” do RJTV 2ª edição, neste sábado (7). A reportagem especial mostrou as formas criativas que o professor usa para ensinar Matemática e incentivar a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Na Escola Municipal Francis Hime, na Taquara, no Rio de Janeiro, Lins utiliza materiais como papelão e canetas para criar jogos de tabuleiro, memória e dominó. 

Leia também: Na Folha, Viana fala da diferença que faz um bom professor
A matemática na análise de fenômenos comportamentais
Fantástico repercute ajuda para medalhista de Cocal dos Alves

“O jogo promove uma aprendizagem que vai além da Matemática. É uma aprendizagem socioemocional. É trabalhar em equipe. É saber se respeitar, é saber construir um trabalho em conjunto”, explicou Lins.

Desde 2007, o carioca vem sendo premiado consecutivamente nas edições da OBMEP. Não é muito diferente para os alunos da Escola Municipal Francis Hime.

“Nós temos 630 premiações em olimpíadas de matemática na escola Francis Hime. São 630 crianças que sentiram o prazer de vencer na vida. E esse prazer só eles vão entender. Ninguém vai entender por eles.”, afirmou o educador.

A aluna Thaune Larrubia falou sobre sua surpresa ao perceber que os resultados do seu esforço começaram a vingar. “Quando falaram que eu passei na OBMEP, fui premiada na Canguru e na OMERJ eu pensei que era um erro, que era outra Thauane, de outra escola, de outro estado de outro país. Até que eu aceitei. O professor Felipe mudou a minha vida. Foi ele que me estimulou a participar das olimpíadas”, contou. 

Em 2016, Luiz Felipe Lins concluiu o Programa de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT) na UNIRIO, com a tese “Resignificando a Matemática na Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro: Um novo projeto de vida para os alunos”. O trabalho desenvolvido pelo professor nas salas de aula também virou tema de uma história inspiradora publicada no site do IMPA, em 2018. 

Leia também: Estão abertas as inscrições para 2ª OBMEP – Nível A
Omar Alvarez defende tese em geometria de Poisson

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.