Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Jacob Palis recebe título de Pesquisador Emérito do CNPq

Foto: Daryan Dornelles

O matemático Jacob Palis é um dos escolhidos pelo Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para receber o Título de Pesquisador Emérito da instituição. A honraria, criada em 2005, é um reconhecimento pelo conjunto de sua obra científica e por seu prestígio na comunidade acadêmica. 

“Fiquei muito feliz e honrado em receber a notícia do título de Pesquisador Emérito do CNPq – 2020. Sou muito  grato a meus colegas Acadêmicos por receber tão importante honraria e, em particular, ao Presidente do CNPq, Prof. João Luiz Filgueiras de Azevedo, e ao Conselho Deliberativo do CNPq por reconhecerem o resultado  de minha atuação ao longo de minha carreira científica. Seguiremos todos juntos, promovendo a ciência brasileira numa era de lutas e desafios”, afirmou Palis, que é pesquisador emérito do IMPA.

Leia também: Roberto Imbuzeiro participa de quadro no Fantástico
Com mais de 60 polos, PAPMEM começa nesta segunda-feira (27)
A luz é feita de ondas ou partículas? Confira na Folha

A cerimônia de entrega será em 13 de maio de 2020, às 18h30, no Rio de Janeiro, em local a confirmar. No evento, serão entregues também o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia e a Menção Especial de Agradecimentos.

Além de Jacob Palis, outros nove docentes foram contemplados com o título. Todos os premiados receberão, além do título e do diploma, diárias para participação em congressos científicos no país ou exterior. 

Biografia

Nascido em Uberaba (MG), Jacob Palis, 79 anos, formou-se em engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Concluiu mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia (EUA), nos anos 1960. 

No início dos anos 1990, foi membro do Conselho Científico de Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês) e seu presidente de 2003 a 2005. Palis também foi secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de 2001 a 2006 e presidente da entidade de 2007 a 2012.

O pesquisador emérito presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período 2007-2016 e a União Internacional de Matemática (IMU) de 1999 a 2002. Foi, ainda, diretor-geral do IMPA de 1993 a 2003. Em 2005, o matemático brasileiro foi condecorado Cavaleiro da Ordem pela Legião de Honra da França. 

Em 2018, recebeu nova condecoração: a Medalha de Oficial da Legião de Honra da França, pelo trabalho de excelência realizado em prol da ciência mundial e das relações científicas entre a França e o Brasil. Mais recentemente, em 2019, conquistou o prêmio Abdus Salam Award, que dividiu com o físico Sandro Radicella e com a Biblioteca Marie Curie. 

Leia também: Natal recebe medalhistas da OBM na 23ª Semana Olímpica
Matemático Louis Nirenberg morre aos 94 anos

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.