Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

‘IMPA Tech formará pessoas para mudar o mundo’, diz Viana

“O IMPA Tech é voltado para a formação de alunos habilitados para usarem a matemática para resolver problemas. Um dos princípios básicos do projeto é a excelência para formar pessoas capazes de mudar o mundo.” Foi dessa forma que o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, apresentou o primeiro curso de graduação do instituto no Rio Innovation Week, nesta terça-feira (3). O painel também contou com a presença do sócio da Visagio, Thales Miranda, e do cientista de projetos do IMPA Lucas Nissenbaum. 

Viana ressaltou que a graduação será totalmente presencial e funcionará no Porto Maravalley, um hub de tecnologia na região portuária da cidade, criado pela Prefeitura do Rio. Dessa forma, o IMPA Tech estará no mesmo ambiente que diversas empresas de tecnologia. “O curso foi pensado para pessoas entrarem no mercado de trabalho tecnológico e poderem fazer a diferença.” 

Leia mais: Centro Pi abre inscrições para projeto com a Petrobras
‘Matemática me gerou muitas coisas boas’, diz doutorando
Editora IMPA reimprime livros de Elon Lages e Djairo Guedes

Thales Miranda também reforçou a importância da integração do IMPA Tech com o hub de tecnologia. “Em 2021, a prefeitura do Rio conversou com um grupo de empresários e trouxe essa percepção que a cidade do Rio é um polo de educação, mas que poderíamos fazer mais. A iniciativa surgiu para promovermos a tecnologia com um diferencial na cidade. Além disso, o IMPA é uma das cinco melhores instituições em matemática, algo que só o Rio tem.  Com isso, surge a ideia do Porto Maravalley, que é metade formado por empresas e metade com o IMPA Tech”. 

Como será o IMPA Tech

A graduação começa no ano que vem e neste primeiro ano serão oferecidas 100 vagas. O processo seletivo vai levar em consideração o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que é organizada pelo IMPA. Viana também destacou que através da competição científica, o instituto tem capacidade de identificar jovens talentos de diferentes localidades do Brasil. 

“Todo ano lidamos com cerca de 20 milhões de crianças e jovens de todo o Brasil. Em 2023, a olimpíada foi feita em 99,9% dos municípios do país, então temos uma ferramenta fundamental para identificarmos talentos em qualquer lugar e conseguirmos uma representatividade nas turmas do curso de graduação.”

Lucas Nissenbaum explicou que a grade curricular do curso foi pensada para atender as diferentes áreas de interesse da matemática. Com isso, o curso oferecerá um ciclo básico de quatro períodos letivos e em seguida, os estudantes escolherão uma das quatro ênfases: Matemática, Ciência de Dados, Ciência da Computação e Física. 

“Os alunos não ficarão limitados em nenhum momento, então os que cursam Matemática, também poderão fazer aulas de Física, Computação e escolherem a interseção que eles buscam. A ideia é que a graduação possa trazer conhecimento de outras áreas da ciência e mostrar como a matemática pode ser feita para desenvolver pesquisas e métodos.”

Na apresentação, Nissebaum ainda citou os projetos realizados no Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), em que pesquisadores e alunos de pós-graduação fazem colaborações industriais acadêmicas com empresas e instituições, que trazem desafios para serem resolvidos. “No Centro Pi resolvemos problemas básicos do dia a dia, problemas da área médica, comunicação, finanças, com essa modelagem matemática. É exatamente esse tipo de projeto e conhecimento que queremos trazer para a graduação do IMPA. Com isso, estamos construindo disciplinas que geram integração entre diversos assuntos”.

Essa aproximação do IMPA com o setor produtivo também foi destacada por Thales Miranda. “Muitas vezes associamos o IMPA a uma coisa muito teórica, e na verdade, o instituto pode ser um berço de negócios”, afirmou. 

Além de participar do painel, o IMPA está presente no Rio Innovation Week no estande do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa), onde o público poderá conhecer os projetos desenvolvidos pelo instituto. 

O evento acontece até sexta-feira (6) no Pier Mauá. A programação conta com mais de 30 conferências e 1,8 mil palestrantes. O Rio Innovation Week também terá exposições e workshops ao longo de toda a semana. Os ingressos estão disponíveis no site.

Leia também: IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutor
Inscrições abertas para o 1º Encontro do PROFMAT

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.