Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática

Cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos 2018

Como a matemática é vista no Brasil? Não é exagero dizer que existe uma resposta para esta pergunta antes da realização do Biênio da Matemática, e outra após a iniciativa. Proclamado pelo Congresso Nacional por meio da Lei 13.358 e organizado pelo IMPA, o Biênio foi um divisor de águas na história da divulgação da disciplina no país. Foram dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais que colocaram a matemática, a ciência e a tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. 

Durante o período, o Brasil sediou os maiores eventos mundiais da área: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) de 2018, organizados pelo IMPA e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Além das atrações internacionais, aconteceram também o Festival da Matemática 2017, a Bienal da Matemática e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2017 e 2018.

Assembleia Geral da União Internacional da Matemática 2018

O site da iniciativa registrou o impressionante número de 175 atividades realizadas em 21 estados do país relacionados ao Biênio. O objetivo destes encontros era, principalmente, popularizar e desmistificar a disciplina, transformando a relação dos brasileiros com a matemática. 

Ideia do Biênio surgiu de circunstância inédita 

A ideia da iniciativa surgiu diante de uma circunstância inédita. Durante o ICM 2014, foi anunciado que o Brasil sediaria dois dos principais eventos da matemática, a IMO 2017 e o ICM 2018, em um intervalo de cerca de um ano. 

Diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana

“Eventos desta importância constituem, antes de mais nada, oportunidades de ouro para promover a disseminação e popularização da matemática junto à nossa sociedade. Como organizadores, a nossa primeira e, talvez, a mais importante tarefa, seria tirar o máximo proveito possível dessa circunstância histórica”, contou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, já à frente do instituto durante a realização do Biênio. 

Inspirado pela coincidência, Viana voltou da Coreia amadurecendo a ideia de realizar um “Ano da Matemática” no Brasil, e começou um diálogo sobre o projeto com o IMPA e a SBM. 

Leia mais: Lista preliminar de classificados para 2ª fase da OBMEP publicada
Na Folha: Lições das pontes de Königsberg servem à internet
Palestras e painéis do ICM 2022 estão disponíveis para o público

Proposta exigiu articulação com o Congresso Nacional 

Conforme a discussão avançava, Viana percebeu que, para que o Biênio de fato impactasse a vida das pessoas, precisaria de um respaldo nacional. “Um colega aconselhou: ‘não proclame o Biênio, convença o governo a proclamar’. No ambiente político que o país vivenciou nestes anos, este desafio não era pequeno”, ressaltou. 

O passo seguinte foi estabelecer contato com diferentes personalidades do governo e apresentar a ideia a eles. Viana foi apresentado ao então deputado federal Alex Canziani pelo professor Yuan Jin Yun, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Canziani aderiu à proposta com entusiasmo e se dispôs a liderar o grupo de parlamentares que assinaram o projeto de lei para formalizar a proposta junto ao Congresso.

“Foi dele também a sugestão de transformar o ‘Ano’ em ‘Biênio’, de forma a cobrir a totalidade dos anos calendário 2017 e 2018”, acrescentou Viana. O projeto de lei foi aprovado na Câmara de Deputados e, posteriormente, no Senado Federal, e sancionado pelo Presidente da República na forma da Lei Ordinária 13.358 de 7 de novembro de 2016.

“A partir daí pudemos começar uma ampla campanha de divulgação da iniciativa junto das instituições de ensino, pesquisa e popularização científica de todo o Brasil, com excelente receptividade”, contou o diretor-geral do IMPA.

Bienal da Matemática fez parte das atividades do Biênio

Aprimorar a comunicação foi uma das prioridades do Biênio

Outro grande desafio na execução do Biênio foi o aprimoramento de uma cultura de divulgação científica em matemática. O principal objetivo da iniciativa era fazer com que a proposta chegasse ao maior número possível de pessoas, com foco especial nos mais jovens. E, para isso, o conteúdo e a linguagem das atividades precisavam ser acessíveis. Mas a experiência do IMPA em comunicação ainda era incipiente.

“Vale lembrar que foi só em 2016 que o IMPA entrou nas redes sociais e começou a utilizar seu site como meio de comunicação com a sociedade como um todo. E a SBM tinha acabado de fazê-lo, na presidência do meu amigo Hilário Alencar”, destacou Viana.

Identificando este gargalo, os organizadores partiram para um primeiro passo: lançar um concurso junto às escolas para a escolha da mascote do ICM e do Festival da Matemática. O torneio recebeu desenhos de alunos de instituições de todo o país, e a campeã foi a simpática Aramat, que combina números e simbolismo matemático com a rica fauna brasileira.

Festival Nacional da Matemática

Biênio aproximou sociedade da matemática

Cinco anos após o Biênio, é seguro dizer que o saldo foi positivo. Eventos como o Festival da Matemática, centrado no Rio de Janeiro e replicado em várias outras cidades, mostraram para um público diverso o quanto a matemática pode ser fonte de entretenimento e prazer. O encontro teve um público de quase 18 mil participantes e contou com oficinas, workshops, exposições, entre outras atrações. Neste ano, o Festival terá uma nova edição, de 29 de setembro a 1º de outubro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Clique aqui para visitar o site do evento e saiba mais sobre a edição deste ano.

Os organizadores do Biênio também tinham a preocupação de evidenciar a relação entre a matemática e diferentes formas de expressão cultural e artística. A exposição realizada em parceria com o Museu do Índio do Rio de Janeiro durante o ICM 2018, é um bom exemplo disto, destacou Viana. Vale mencionar o momento inspirador que o Congresso proporcionou aos medalhistas da OBMEP, que puderam acompanhar a entrega das medalhas Fields a seus ídolos aspiracionais.       

“Além do esforço sem precedentes para alcançar tantas instituições e pessoas quanto possível em todo o Brasil, o Biênio também teve a ambição de dialogar com todos os aspectos da matemática, como campo do conhecimento e como disciplina de formação acadêmica, humana e civilizacional”, frisou o diretor-geral do IMPA. 

Olimpíada Internacional de Matemática 2018

Leia também: Projeto de IA do Centro Pi é destaque na FAPERJ
IMPA plantou 5.529 mudas nativas da Mata Atlântica

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.