Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Em coluna na Folha, Viana fala sobre o valor da ciência

Foto: Divulgação Instituto Butantan

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

“O pensamento é um mero relâmpago no meio de uma longa noite, mas esse relâmpago é tudo”, escreveu Henri Poincaré no livro “O Valor da Ciência”, publicado em 1905. Nesta quarta, 8 de julho, é o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, e importa refletirmos sobre a importância da pesquisa científica em nossos dias. Esta coluna integra a campanha #CientistaTrabalhando, que celebra a ciência ao longo do mês em espaços de opinião.

Desde sempre, a humanidade se questionou sobre o mundo à sua volta e sua posição nele. As primeiras respostas vieram dos mitos. Os sumérios, que inauguraram a história, acreditavam que a deusa Nammu, o oceano primordial, criou An, o céu, e Ki, a terra. Da união destes nasceu Enlil, o ar, que criou Nanna, a lua, a qual por sua vez gerou os humanos e os animais para que a servissem.

Leia mais: Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador é nesta quarta (8)
IMPA comemora Dia da Ciência e do Pesquisador com webinar
Estudo prevê 160 mil óbitos por Covid-19 no Brasil até outubro

Todas as culturas humanas desenvolveram cosmologias sobrenaturais, com explicações claras para nossa existência e, sem dúvida, conforto necessário face às tragédias a que estamos sujeitos. Mas não explicam como mudar nossa relação com o que nos rodeia, para evitar tais tragédias.

Quando, durante a famosa viagem no navio Beagle, de 1831 a 1836, o naturalista britânico Charles Darwin confrontou a notável riqueza da natureza e surpreendentes semelhanças e diferenças entre espécies vivas e vestígios fósseis, não buscou explicação na imperscrutável criatividade da deusa Nanna. Apelou para a observação dos fatos, e sua explicação por meios acessíveis à mente humana.

Algumas de suas propostas eram especulativas na época e só viriam a ser justificadas pelos avanços da genética, culminando em 1953 com a descoberta da dupla hélice do DNA por Crick, Watson, Franklin, Gosling e outros cientistas. Esses avanços foram determinantes para gerar o extraordinário poder da medicina atual no combate a inúmeras doenças. Sem eles, estaríamos indefesos face a Covid-19 e a tantos outros problemas que ainda assolam a humanidade.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Aos 12 anos, Catarina ensina matemática pelo YouTube
Marcelo Viana fala de sistemas dinâmicos em live da SBM

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.