Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Doutorando do IMPA desenvolve ‘cachorro virtual’

Com o avanço de tecnologias como a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina, a cultura digital está delineando novas formas de nos relacionarmos. No Brasil, a influenciadora virtual “Lu”, da Magazine Luiza, chegou a estrelar um clipe com a cantora pop Anitta em uma campanha de divulgação da empresa, lançando tendência no mundo corporativo. De olho nessas inovações e no futuro das novas mídias, o doutorando do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) Caio Souza apresenta nesta quinta-feira (16), às 16h, na Computing Conference, o “cachorro virtual” que vem desenvolvendo em sua tese, orientada por Luiz Velho, pesquisador-líder do laboratório.

“Estou muito contente. É o primeiro artigo que eu publiquei da tese e isso significa que você está no caminho certo. Como programador e engenheiro, quando crio alguma coisa quero que as pessoas apliquem. Por isso é ótimo ter a oportunidade de apresentar o meu trabalho na conferência. Saber que tem gente interessada no que você está fazendo é a maior forma de validação”, comenta Souza.

Leia mais: O Globo destaca estudo do IMPA sobre sistemas políticos
Hubert Lacoin participa de simpósio da ABC na terça (13)
‘Não apague’: a relação de matemáticos com o quadro-negro

Em “Deep Reinforcement Learning for Task Planning of Virtual Characters”, o doutorando vai explicar como aplicou técnicas de aprendizagem por reforço para criar um cachorro virtual muito similar aos de carne e osso. “É como se você ensinasse o computador a jogar um jogo. Você reforça positivamente as escolhas certas que ele faz, e negativamente as escolhas erradas”, explica.

Na primeira etapa do trabalho, Souza e Velho se dedicaram a ensinar tarefas simples ao personagem, como responder a um chamado, fazer círculos acrobáticos, buscar um osso que foi lançado e etc. Agora, eles querem ensinar ao cachorro traços de empatia. “O cachorro tem que saber que ele tem um dono e se ligar no dono, ter uma interação que faz você sentir que ele é um ser emocional, como os cachorros da vida real”, conta Velho.

Souza explica que o desenvolvimento emocional do personagem é fundamental para que ele se insira em diferentes narrativas e alcance mais pessoas. “Um cachorro totalmente mecânico não vai gerar o sentimento de empatia nas pessoas. A intimidade é muito importante. Criando esse tipo de personagem a gente dá oportunidade para quem tem criatividade com a ferramenta criar narrativas super interessantes em cima dela.”

Um dos diferenciais do trabalho é que ele poderá ser transportado para diferentes mídias de realidade virtual, como em peças de teatro, jogos e filmes. “Você pode entrar em comunidades virtuais com seu cachorro de estimação, ele vai junto”, ressalta Velho. Além de estar em código aberto, a tese do doutorando explica o passo a passo da criação do personagem digital.

Sediada em Londres, na Inglaterra, desde 2013, a Computing Conference é uma das mais importantes conferências da área de ciência da computação. A edição atual acontece em formato virtual, na próxima quinta e sexta-feira. O objetivo da conferência é ser um espaço privilegiado para pesquisadores e profissionais da indústria compartilharem novas ideias, resultados de pesquisas e experiências de desenvolvimento em vários campos. As inscrições são pagas e devem ser feitas no site do evento.

Leia também: Viana na Folha: por que a tabela periódica é assim?
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.