Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Visgraf apresenta The Tempest na conferência Rio2C

Cinema, teatro, realidade virtual e tecnologia de jogos em um mesmo experimento. Baseada em “The Tempest”, peça de William Shakespeare escrita há cerca de 400 anos, a narrativa desenvolvida por pesquisadores do Visgraf – Laboratório de Computação Gráfica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – traz a marca do ineditismo.

Leia também: IMPA lança pedra fundamental de seu novo campus
Grandes professores de matemática moldam destinos
OBMEP ajuda a mudar a vida de jovens estudantes

Na versão do Visgraf, que desde 1989 investiga modelos matemáticos e computacionais para aplicação em novas mídias, atores, usando equipamentos de realidade virtual e de captura de movimento, contracenam em cenários virtuais e tridimensionais.

Após duas sessões no IMPA, seguidas de debate e apresentadas para plateias formadas por integrantes das áreas de cinema, teatro e computação gráfica, os pesquisadores modificaram o formato original do experimento e vão apresentá-lo para um público ainda mais amplo.
 
O resultado poderá ser visto nesta quinta-feira (5), das 9h às 18h, na Rio Creative Conference (Rio2C), na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O evento internacional reunirá destacados nomes da indústria criativa para debater música, inovação e audiovisual, como Chance Gasco, cofundador da franquia “Call of duty”; Cort Lane, da Marvel; e Bruce Miller, produtor de “The handmaid´s tale”.

Luiz Velho no processo de produção do avatar da atriz Helena Varvaki

“The Tempest” integra a programação do XR Arcade, uma das principais atrações da Rio2C, que une inovação e audiovisual em produções com realidade virtual em diferentes formatos – games, documentários, ficção, animações em duas e três dimensões. As exibições acontecerão em domos espalhados em uma ampla área no térreo e no primeiro andar da Cidade das Artes.

Os atores usam óculos de realidade virtual e marcadores de captura de movimento 

Usando um equipamento de realidade virtual, a plateia poderá acompanhar a apresentação do “The Tempest”, encenada e gravada em janeiro de 2018, numa experiência cinematográfica em 360 graus.

Ainda na quinta-feira, das 12h às 12h45, Luiz Velho participará do painel “VR e AR – futuros possíveis”, com Kari Pulli, CTO da fabricante de headsets de realidade aumentada Metavision, e Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã.

Leia também: Matemático Chaim Samuel Hönig morre, em SP, aos 92 anos
Museu do Amanhã mostra a beleza escondida da Matemática

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.