Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Viana fala sobre probabilidade em sua coluna na Folha

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

A interpretação mais popular da probabilidade de um evento incerto é em termos da frequência com que esse evento ocorre quando o experimento é repetido muitas vezes. Por exemplo, quando lançamos uma moeda normal um número N grande de vezes, sai cara (aproximadamente) N/2 vezes. Então, a probabilidade do evento “cara” é 1/2.

Mas essa interpretação, chamada frequentista, tem problemas. Para começar, porque pressupõe que o experimento pode ser repetido. A Copa do Qatar acontecerá uma vez só, evidentemente: isso quer dizer que não faz sentido falar na probabilidade de que o Brasil ganhe essa Copa?

Leia Mais: Prêmio IMPA prorroga inscrições até 11 de outubro
Com mais de 14 mil visitantes, Festival é destaque na imprensa
Futuras cientistas expande atuação no Brasil em 2023

A resposta mais usual a este problema, chamado interpretação bayesiana, é que a probabilidade nada mais é do que uma quantificação da nossa expectativa de que o evento ocorra. Seria um conceito subjetivo, sujeito a atualização a cada vez que nova informação que altere essa expectativa ficasse disponível. Vejamos um exemplo simples.

Os times de futebol Alguidares e Bem-Bom se encontram regularmente para um clássico regional. Das dez partidas jogadas anteriormente, Alguidares ganhou três e Bem-Bom, sete. Assim, inicialmente, o time do Bem-Bom é favorito para a próxima partida: expectativa 7/10 de que vença.

Mas é sabido que choveu em quatro partidas anteriores e que o Alguidares ganhou três delas: parece que debaixo de água eles levam vantagem. E acabamos de saber que vai chover durante o próximo jogo. Agora, como ficam as chances de que o Bem-Bom vença?

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora
Faixa preta de taekwondo defende tese de doutorado

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.