Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

IMPA desenvolve tecnologia para drones da Defesa

Em plena quarentena, pesquisadores do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), do IME (Instituto Militar de Engenharia) e do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) trabalham para refinar a tecnologia de drones brasileiros do Ministério da Defesa. O grupo de 25 pessoas desenvolve um sistema de software e hardware para controlar aeronaves de pequeno porte remotamente pilotadas. 

Os drones poderão ser usados para Defesa, segurança pública e infraestrutura. Entre outras coisas, vão fazer reconhecimento e vigilância de ambientes hostis; microvigilância na Amazônia e de plataformas de defesa nuclear e biológica ou química; vão identificar alvos aéreos; mapear redes de transporte e monitorar linhas de transmissão.

Leia também: Equipe brasileira conquista quatro medalhas na EGMO 2020
Matemática orienta decisões na epidemia, diz Viana
‘O que fazer com a hidroxicloroquina?’, pergunta Roberto Imbuzeiro

“Trabalhamos na execução da plataforma completa de hardware e software. A parceria consolida a relação do IMPA com o IME, que já acontecia com o projeto dos BRICS. Então, esse intercâmbio de conhecimentos que fazemos é uma aproximação natural na pesquisa”, pondera Luiz Velho, um dos coordenadores do programa e do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA). 

Além dele, o projeto tem a condução de Paulo Fernando Rosa, do IME, e Jauvane Cavalcante, do LNCC. “É um projeto especialmente ligado a novas tecnologias e é estratégico para o governo porque pela importância do setor, em si. Países como Israel, Estados Unidos e Brasil têm tradição de excelência na Defesa, então é importante, enquanto instituto, sermos parte disso”, avalia o Luiz Velho. 

As máquinas também poderão ser úteis para observação de tiro e controle de danos por artilharia; em plataformas de defesa nuclear e biológica ou química e em operações de busca e salvamento da Defesa Civil. 

Durante o período da pandemia, as reuniões com doutorandos, mestrandos, alunos de graduação e colaboradores, que vêm se especializando no assunto, continuam acontecendo e passaram a ser on-line. Nos dias 14 e 15 de abril, o grupo participou do Seminário de Apresentação dos Projetos do PROCAD-DEFESA, com representante do Ministério, da Capes e de outros centros tecnológicos do país que também trabalham no desenvolvimento de outras ferramentas tecnológicas.

Leia também: ‘Da pandemia ao pandemônio’: desafios por mães na ciência
‘Isolar assintomáticos teria efeito de imunidade de rebanho’

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.