Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Retrospectiva 2022: IMPA retoma eventos presenciais

Conferência IMPA 70 anos


Após um período com atividades presenciais suspensas devido a pandemia de covid-19, o IMPA retomou neste ano congressos, conferências e demais eventos que reuniram quase mil pessoas em encontros da matemática. 

O fim do ano foi marcado por três grandes conferências: IMPA 70 anos; Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, que celebrou o aniversário de 60 anos do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o Congresso Dinâmica Complexa nos Trópicos. 

Leia mais: OBMEP: Orgulho em dose dupla na família Santos
Retrospectiva 2022: IMPA planta 5.529 mudas no novo campus
Imprensa destaca alunos premiados na 17ª OBMEP

Os três eventos foram responsáveis por reunir 411 pesquisadores, entre eles,  três vencedores da medalha  Fields: o francês Hugo Duminil-Copin (Universidade de Genebra), premiado em 2022, o russo Stanislav Smirnov (Universidade de Genebra), laureado em 2010, e o brasileiro Artur Avila (IMPA e Universidade de Zurique), o único latino-americano a receber a honraria, premiado em 2014.

O trio marcou presença na Conferência IMPA 70 anos que contou ainda com palestras de  Persi Diaconis, da Universidade de Stanford, além de nomes da casa como Alexei Mailybaev; Hubert Lacoin; Khadim War; Lucas Ambrozio; Luna Lomonaco;  Paulo Orenstein; Reimundo Heluani; Robert Morris e Vinicius Ramos. 

Na abertura do evento em outubro, Viana homenageou a história, os avanços conquistados e os grandes nomes de matemáticos que construíram o prestígio da instituição como centro de excelência em pesquisa e polo de disseminação de conhecimento. Ele enfatizou ainda que os olhos do instituto estão voltados para o futuro.

“O objetivo dessa festa é bem mais saudar os objetivos do futuro do que o passado. Trabalhar e estudar no IMPA nunca foi tão interessante e não tenho dúvida de que o melhor ainda está por vir.”

Já na Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, evento tradicional promovido pelo IMPA, o diretor-adjunto, Claudio Landim, falou sobre a importância do trabalho de Viana à frente da instituição. 

“Marcelo criou o Centro Pi, que está propondo que o IMPA invista em matemática aplicada e possa dar uma contribuição melhor à sociedade. Estou certo que o instituto terá uma grande contribuição para o Brasil nos próximos anos e isso é mérito do Marcelo.”

Ao longo de 2022, o IMPA promoveu oito eventos presenciais e dois online que contaram com a participação de quase 1 mil pessoas, das quais 405 eram estrangeiras. Para 2023, ao menos oito eventos já estão previstos. O ano começará com o tradicional Programa de Verão, em janeiro e fevereiro e em julho, o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), além de outras atividades.

Leia também: PAPMEM abre inscrições para professores do Ensino Médio
Na Folha de S. Paulo, Marcelo Viana desafia leitores

  

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.