Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Prolímpico bate novo recorde de participantes

A 7ª edição do Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (PROLÍMPICO) bateu novo recorde de participantes neste ano. Foram registradas 3.746 inscrições contra 3.004 no ano passado, o que representa um aumento de quase 25%. Para o professor Krerley Oliveira, um dos coordenadores do programa, os números demonstram o crescente interesse de escolas e professores em oferecer treinamentos olímpicos cada vez mais fortes aos seus alunos. 

“Isso é muito importante para os estudantes, pois eleva o nível do ensino da matemática e pode contribuir para que os alunos tenham acesso à universidades de ponta, como o próprio IMPA Tech, e outras instituições públicas que fazem seleções a partir de olimpíadas científicas.”

Neste ano, o Prolímpico reuniu 533 participantes no nível A (professores do 3º ao 5º ano); 931 no nível 1, (professores do 6º e 7º ano); 1.070 do nível 2 (professores do 8º e 9º ano) e 1.212 do nível 3 (professores do Ensino Médio). As aulas ocorreram no formato virtual, entre 26 de fevereiro e 1º de março, e foram transmitidas pelo Youtube do IMPA. A edição de 2024 contou com as aulas dos professores Maite Kulesza, Luíze D’Urso, Thiago Dias e Marco Moriconi. A equipe abordou os temas: “Razão e proporção, comparar para quê?”; “Recorrências lineares de segunda ordem”; “Origami e geometria”, entre outros tópicos.  

Leia mais: Faltam 15 dias para o fim das inscrições na 19ª OBMEP 2024
‘Matemática deve ser tratada como bem da humanidade’
Folha: Heisenberg, Bohr e Einstein, confronto de gigantes

Realizado desde 2020, o programa tem como objetivo fortalecer a cultura olímpica em escolas de todo o país, incentivar a formação de professores voltados para competições matemáticas e  oferecer propostas de aplicação em sala de aula para professores de matemática e gestores de escolas de todo o Brasil.

“A cada edição temos notado um aumento no número de interessados e a busca por mais iniciativas semelhantes. Para facilitar a participação de docentes ao longo de suas jornadas de trabalho, o programa é oferecido de modo totalmente virtual e gratuito duas vezes por ano. Buscando sempre atender a um público amplo e heterogêneo, as atividades são dividas em 4 níveis de foco estudantil e contam com experientes professores olímpicos de diversas regiões do Brasil”, destacou Samuel Feitosa, que também é coordenador do programa. 

Leia mais: Junte-se a nós no Dia Internacional da Matemática
Folha mostra impacto da OBMEP na vida dos alunos

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.