Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

IMPA Portas Abertas recebe 158 visitantes nesta terça-feira (6)

Quinhentos e vinte e seis quilômetros separavam o professor de matemática do ensino fundamental Victor Lima do sonho de conhecer a sede do IMPA, no Rio de Janeiro, até a manhã desta terça-feira (6), quando o desejo se realizou. O professor saiu de Holambra (SP) na noite de segunda-feira (5) e enfrentou nove horas de ônibus com destino à capital carioca para participar da primeira edição de 2025 do “IMPA Portas Abertas”. Todos os anos, o instituto promove a visitação de escolas, professores e demais interessados às suas instalações para uma programação que conta com atividades de aprofundamento teórico e práticas. 

“Achei as palestras muito boas, muito interessantes. Também foram muito legais as atividades da sala de leitura. Tivemos a oportunidade de ver novas possibilidades para a sala de aula, são diversos jogos que podem ser trabalhados. Isso estimula os alunos a pensarem e a trabalharem melhor a disciplina. Matemática é uma área muito rica e tão ampla como foi falado nas palestras hoje”, contou Lima, que é também aluno do Programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Professor Victor Lima

Com 158 participantes, o IMPA Portas Abertas teve início na manhã desta terça (6) com a participação do diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, que deu as boas-vindas aos visitantes. “Matemática é algo que a gente faz também para dar um retorno para a sociedade. A matemática acontece dentro da gente, mas também acontece do lado de fora. Por isso, é importante tentar externalizar essa coisa que acontece dentro dos matemáticos. A ambição do IMPA Portas Abertas é um pouco isso; mostrar para vocês o instituto, aproveitem para passear por aí. Temos as atividades no salão de leitura, fiquem à vontade para escutarem o que vai ser dito aqui. Esse é o nosso esforço para compartilhar o que é ser matemático, o que é fazer matemática, para que, porque, e a utilidade do que fazemos, a importância que a matemática tem”, disse Viana. 

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA

Nesta edição, o programa ofereceu duas palestras, além de atividades interativas, como jogos, desafios matemáticos virtuais e paineis multimídia para a diversão dos visitantes. O projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI) também participou do evento com a condução de stands e oficinas de matemática. 

As palestras trabalharam temas diversos como inteligência artificial e tecnologia, história e aplicação da matemática ao longo do tempo. Elas foram conduzidas por Gilson Giraldi, do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, e pelo pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro. A professora Eliane Cavalcante, da escola CIEP 368 João Conceição Canuto, em Itaguaí (RJ), acompanhou 16 estudantes do Ensino Médio pela primeira vez no IMPA Portas Abertas e aproveitou a oportunidade para participar das palestras. 

Leia mais: Eulália e Moutinho são diplomados membros titulares da ABC
Conheça os plenaristas internacionais do 35º CBM
Inscrições abertas para a 4ª Olimpíada Mirim-OBMEP

“Achei todas as palestras super significativas, trouxeram mais dinamismo para a matemática. Foi uma oportunidade de os alunos entenderem que a matemática é ampla. Existe a aplicação e podemos ser direcionados para várias profissões. Gostei muito, o IMPA está de parabéns”, contou. 

O professor de matemática e física Rogério Tostes, do Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira, também trouxe a turma do Ensino Médio pela primeira vez ao IMPA. Tostes, que já conhecia o instituto, viu no evento uma possibilidade de ampliar a compreensão dos alunos sobre a matemática. “As aulas, o currículo, muitas vezes, são focados nos métodos e nem tanto na aplicação. Então, o aluno poder vivenciar as aplicações da matemática favorece o olhar para esse assunto. É importante mostrar a aplicação direta da matemática na IA, na engenharia, nos games, na geometria. A matemática além dos números”, explicou o professor. 

Professor Rogério Tostes e estudantes do Colégio Yonne Siqueira

Laryssa de Lima, aluna do colégio Yonne Siqueira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense,  disse que a programação foi uma oportunidade de observar a matemática sob novas perspectivas. “Já conhecia o IMPA Portas Abertas, mas essa é a minha primeira vez participando. Gostei bastante das palestras e também das atividades práticas, como os jogos. Nunca amei matemática, mas depois dessa experiência, estou achando mais legal que antes”, disse Laryssa. 

Já a Laysa de Oliveira avaliou a visita como positiva. “A experiência foi muito legal, as duas palestras despertaram um interesse maior, principalmente a palestra sobre Inteligência Artificial. Antes, eu não associava muito matemática com IA. As dinâmicas para trabalhar matemática também me chamaram atenção, foram muito diferentes.”

O IMPA Portas Abertas tem como objetivo aproximar a sociedade do instituto e fomentar o interesse pela área. Além das palestras e da presença do MOI, a edição deste ano contou também com oficina de origami, do artista Boni,  “Matemática divertida e curiosa”, de Wanderley Moura, e “Matemática é para todos”, de Túlio Koneçny. Os visitantes puderam conferir ainda a exposição de peças em 3D do Grupo Imaginary.

Leia também: IMPA divulga resultado de processos seletivos
IMPA apresenta IA para previsão de chuvas em escala global

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.