Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Jorge Sotomayor, professor da USP, morreu nesta sexta (07)

Morreu nesta sexta-feira (7), aos 79 anos, o matemático Jorge Sotomayor Tello, professor da Universidade de São Paulo (USP) que também foi pesquisador do IMPA e um de seus primeiros doutores. O velório será no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro,  de 12h30  às 15h. Em seguida, será o sepultamento. Sua especialidade eram as equações diferenciais ordinárias, atuando principalmente em linhas de curvatura e pontos umbílicos, bifurcações e teoria qualitativa das equações diferenciais. 

“Soto, como era conhecido por todos, foi um dos primeiros doutores formados pelo IMPA e pesquisador da casa durante muitos anos. Seu trabalho pioneiro em teoria das bifurcações lhe assegurou lugar de destaque na história do desenvolvimento dos sistemas dinâmicos”, comentou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Filho do contabilista Alfonso Sotomayor Ibarra e de Clara Rosa Tello de Sotomayor, Jorge nasceu no Peru e naturalizou-se brasileiro. Seu interesse pela matemática despertou quando era estudante do professor Cyro Herrera, no Colégio Nacional 2 de Mayo, em Callao, no Peru. Concluiu o bacharelado na área em 1962, na Universidade de San Marcos, em Lima.

Com apoio do pesquisador do IMPA Maurício Peixoto (1921-2019), foi admitido para um estágio no instituto carioca, onde concluiu o doutorado em 1964. Alguns anos depois, tornou-se pesquisador do IMPA, cargo que ocupou até a década de 90. Em 1993, tornou-se professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde permaneceu até sua morte.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.