Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Jornal Nacional mostra premiação da OBMEP 2018

A premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018 foi tema de reportagem exibida no Jornal Nacional (TV Globo) nesta segunda-feira (8). Gravada no Centro de Convenções do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador (BA), a matéria apresentou depoimentos de alunos e diretores presentes à solenidade.

A repórter Patrícia Nobre ressaltou o crescimento da participação de crianças e jovens nas olimpíadas. Em comparação com a primeira edição da competição, em 2005, com 10.520.831 inscritos, a adesão de estudantes aumentou 73,35% em 2018, com 18.237.996. 

Leia também: Medalhistas participam de atividades culturais em Salvador
Milton Jara, o físico chileno que ‘virou’ matemático brasileiro
Com sede na Rússia, ICM 2022 já está com site no ar

Naicon Coutinho, que cursa o oitavo ano em uma escola municipal na cidade de Mortugaba (BA), foi um dos entrevistados. Medalhista de ouro em 2018, o estudante falou sobre a satisfação “inexplicável” de resolver desafios da Matemática.

A medalhista Nayra Oliveira, de Cocal dos Alves (PI), enfatizou o papel da OBMEP como provedora de oportunidades. Para ela, a participação nas provas, além de desenvolver seus conhecimentos, permitiu o alcance de objetivos até então inacessíveis, como o ingresso em uma universidade renomada.

Este também foi o caso do estudante Isaque Pim, mais um entrevistado pelo Jornal Nacional. Com a medalha de ouro no pescoço, o universitário relatou que o bom desempenho na OBMEP lhe rendeu uma bolsa no curso de graduação.
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou da relação dos participantes com a competição. Foram 575 alunos premiados com o ouro durante a cerimônia.

“A olimpíada apresenta a Matemática para as crianças e para os jovens de um modo muito lúdico, atraente e instigante. Ela faz com que a Matemática e a resolução de problemas, que é a base da apresentação da olimpíada, se tornem um desafio”, afirmou.

Sobre a OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Criada em 2005 pelo IMPA, a competição tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A reportagem está disponível neste link: https://glo.bo/2YJde7w

Leia também: Medalhistas participam de atividades culturais em Salvador
Matemática inspira ‘O problemão da Banda Infinita’

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.