Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

A importância da matemática na tecnologia e inovação

 

Angra 1 e Angra 2 em Angra dos Reis (RJ) – Divulgação/Eletronuclear

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

São chamados “gêmeos digitais”: representações matemáticas e computacionais de sistemas e equipamentos complexos, que usam inteligência artificial alimentada por dados reais para reproduzir o comportamento do equipamento de modo virtual. Na vanguarda da tecnologia, eles estão começando a se espalhar por toda parte.

O gêmeo virtual de uma central nuclear permite prever como as suas componentes vão envelhecer e até testar novas componentes em segurança dentro de um computador. Também já existem gêmeos virtuais de pessoas (para as que podem pagar…) : eles permitem testar antecipadamente terapias e suas dosagens, com base nos dados clínicos.

Leia mais: Marcelo Viana é reconduzido no cargo de diretor-geral do IMPA
Novos pesquisadores do IMPA apresentam linhas de pesquisa
Encontro Nacional do PROFMAT reúne 140 participantes no IMPA

É só um exemplo de como as aplicações da matemática e da computação estão invadindo novas áreas da atividade humana. São aplicações sofisticadas e instigantes, que requerem alto nível de qualificação nas ciências matemáticas e que têm potencial para revolucionar diferentes áreas da economia.

Que a matemática pode contribuir muito para a produção de riqueza é fato conhecido. Estudos técnicos realizados a partir de 2010 no Reino Unido, Holanda, França, Austrália e Espanha constataram que a atividade econômica baseada na matemática gera cerca de 15% do Produto Interno Bruto desses países. Além disso, empregos com uso intensivo da matemática auferem melhores salários e são mais resilientes perante crises, como aconteceu na pandemia.

No Brasil, um estudo análogo está sendo finalizado neste momento pelo Itaú Social. Brevemente, ele permitirá avaliar a nossa inserção no cenário global e o potencial inexplorado da matemática para contribuir para o desenvolvimento do país. E sabemos que a realização desse potencial exige profissionais altamente qualificados no uso das ferramentas matemáticas na resolução de problemas reais, outra de nossas carências.

É nesse contexto que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada está criando o ImpaTech, programa de graduação em matemática da tecnologia e inovação que irá funcionar, a partir de 2024, dentro do Hub de Inovação do Rio de Janeiro. É uma parceria com a prefeitura da cidade, com o apoio do Governo Federal.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal.

Leia também: Superinteressante e Piauí vencem Prêmio IMPA
IHS Towers oferece curso para professores da rede pública

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.