Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Pesquisadora francesa fala sobre otimização de polinômios

 

A primeira palestra do Encontro Mundial de Matemática para Mulheres (WM)² coube à cientista computacional francesa Monique Laurent, pesquisadora do Centro Wiskunde & Informática, da Universidade de Tilburg, na Holanda. Ela abordou o problema da otimização de polinômios (“Converge analysis of approximation hierarchies for polynomial optimizations”).

A participação de Laurent no WM² foi celebrada pela cientista brasileira Celina Herrera, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também estudiosa da área de otimização combinatória e complexidade computacional.

Leia também: (WM)² exibe documentário inédito sobre matemáticas
Messi dá nome a algoritmo para análise de sistemas biológicos
Minuto de silêncio homenageia Maryam Mirzakhani

“O que um computador pode fazer? Achamos que ele pode fazer tudo, mas existem limites. Como a professora Monique destacou, muitas vezes temos que nos contentar com aproximações. A palestra e a pesquisa desenvolvidas pela professora, que são brilhantes, é de grande contribuição para a nossa área. Temos particularmente no Brasil e na América Latina, de uma forma geral, uma comunidade muito forte de estudiosos nessa área de otimização. Por isso é muito inspirador tê-la no Rio”, afirmou Celina Herrera, que esteve há seis meses com Laurent em um congresso na Europa.

 A forma com que a apresentação foi feita, com diagramas coloridos que motivam os espetadores, também chamou a atenção da professora brasileira. “Acho que é uma maneira diferente de apresentar, típica das mulheres. Por isso é tão importante a diversidade na Matemática”, defendeu Herrera. Nigeriana e cientista da Universidade de Abuja, Adenik Adeneji também esteve atenta às explicações de Laurent e disse que buscará acesso à apresentação. Professora de Algebra, Adeneji disse que os achados serão bastante úteis para sua pesquisa atual.

 

A francesa Monique Laurent, pesquisadora desde 1997 no centro Wiskunde & Informática, destacou a importância de jovens mulheres integrarem uma rede profissional ao começar suas carreiras em Matemática. “A ideia de ter uma rede é muito importante. É emocionante fazer parte desta comunidade e me dá muita alegria estar aqui como parte desta família”, comentou, depois de proferir sua palestra para uma plateia cheia de mulheres matemáticas de todas as partes do mundo.

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.