Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Pesquisadora do IMPA participa de colóquio em João Pessoa

A pesquisadora do IMPA Carolina Araujo, primeira brasileira a receber o Prêmio Ramanujan Prize, participou na segunda-feira (7), em João Pessoa, Paraíba, do V Colóquio de Matemática da Região Nordeste. O evento, que acontece até sexta-feira (11),  é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com o Centro de Ciência Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

A professora, especialista na área de geometria algébrica complexa, apresentou a plenária de abertura, com a palestra “O problema de Calabi”. O público-alvo são estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores da área da matemática e interessados no tema. A programação conta com palestras, minicursos, sessões temáticas e apresentações culturais.

Leia mais: ‘Há uma estrutura social para estudo’, diz Landim
Olimpíada Mirim semeia espírito da ciência em alunos no Rio
Um aniversário com sabor de OBMEP

A SBM realiza colóquios do tipo nas cinco regiões do país, com objetivo de divulgar a pesquisa, ensino, aplicações e divulgação da matemática em todo o Brasil. No Nordeste, as edições anteriores foram realizadas em Aracaju (Sergipe); Teresina (Piauí); Ilhéus (Bahia); e São Luís (Maranhão). 

“Esses eventos regionais são baseados na ideia do colóquio do IMPA, devido ao seu sucesso, com palestras plenárias, sessões temáticas e minicursos”, disse a pesquisadora. 

Carioca com doutorado em Princeton, Nova Jersey (EUA), Carolina Araujo é pesquisadora do IMPA desde 2006. O Ramanujan Prize é concedido a matemáticos de países em desenvolvimento pelo Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), a União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês) e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo da Índia. 

Carolina foi reconhecida por sua pesquisa em geometria algébrica e, mais especificamente, pelas aplicações que apresentou na geometria birracional e na teoria dos raios extremos. 

Leia também: É Ouro! OBMEP entrega medalhas para 500 estudantes

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.