Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Pesquisador Luiz Velho e Bruno Madeira, do IMPA, lançam livro

Bruno Madeira foi assistente de pesquisa de Luiz Velho

O pesquisador-líder do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), Luiz Velho, e o engenheiro computacional e doutor pelo IMPA, Bruno Madeira, lançaram, em novembro, o livro “Introdução aos efeitos visuais: uma abordagem computacional”. A obra foi publicada em inglês pela CRC Press, editora de livros de engenharia, ciência e matemática, e está disponível em pré-venda pelo site da editora.

A parceria entre o engenheiro computacional e o pesquisador do IMPA é antiga. Bruno concluiu o mestrado e doutorado no instituto, onde trabalhou, ao lado do pesquisador-líder do Visgraf, na inserção de personagens virtuais em vídeos capturados por câmeras em movimento. Após formado, aprimorou o software gráfico criado por Luiz Velho, permitindo a criação de imagens fotorrealistas com simulações da propagação de luz nos ambientes. 

Leia mais: ‘Há uma estrutura social para estudo’, diz Landim
Olimpíada de Matemática premia mais de 500 estudantes
Olimpíada Mirim semeia espírito da ciência em alunos no Rio

A obra lançada pela dupla combina a solução dos dois problemas estudados, permitindo a criação de um dos efeitos visuais mais relevantes para a área cinematográfica. O livro lança, pela primeira vez, uma introdução específica aos aspectos computacionais e matemáticos dos efeitos visuais.

“Normalmente, o leitor interessado nesse problema teria de recorrer a diversas referências bibliográficas nas áreas de computação gráfica e visão computacional. A ideia do livro foi fornecer uma referência bibliográfica que é introdutória, mas ao mesmo tempo explica de forma completa o problema de inserção de personagens virtuais fotorrealistas nas cenas em que a câmera se movimenta”, comentou Bruno Madeira. 

Além de todo o conteúdo textual, a publicação ainda fornece aos leitores o código-fonte para uma biblioteca, permitindo que explorem os capítulos enquanto constroem uma plataforma completa de efeitos visuais.

“A gente conseguiu trabalhar com calma neste livro e a equipe da editora é fantástica! A pessoa vai lendo o livro, baixa o software no computador dela e vai executando o que está aprendendo. O programa é nas linguagens de programação C e C + +”, afirmou Luiz Velho.

Leia também: Folha: Viana apresenta o pesquisador Persi Diaconis
Serrapilheira abre inscrições de financiamento de pesquisas

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.