Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

‘PAPMEM tem impacto multiplicador’, diz ex-participante

As inscrições para o PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio) terminam nesta sexta-feira (18) às 18 horas. Ex-participante do programa, Carlos Neto, professor das redes pública e privada de Salvador (BA) e doutorando em Matemática Pura pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), é um entusiasta da iniciativa. Para ele, as aulas oferecem um impacto significativo no desenvolvimento profissional dos participantes. 

“Um dos principais méritos do PAPMEM, a meu ver, é seu impacto multiplicador: ao qualificar melhor os professores, contribui para a melhoria do ensino nas escolas e, consequentemente, para o avanço na aprendizagem dos estudantes. Essa transformação é ainda mais significativa nas redes públicas, onde muitas vezes há escassez de oportunidades de formação continuada. Particularmente, tive diversas oportunidades após a realização dos cursos”.

O doutorando, que participou das edições de 2021 e 2022 do programa, garante que as ideias propostas durante os quatro dias de aula são facilmente aplicáveis na sala de aula. “Embora o programa aborde conteúdos com um nível teórico mais elevado, ele oferece uma base sólida para que o professor transforme conceitos em estratégias didáticas, aperfeiçoe avaliações e atividades e se inspire no estilo do programa”.

Neto, que também é professor do POTI (Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo) e do TOM (Treinamentos Olímpicos em Matemática) – projeto de extensão da UFBA, agora se prepara para um novo desafio. “Fui convidado para ser um dos professores do PROLIMPICO. Então minhas energias foram direcionadas para esse compromisso. Apesar disso, procuro sempre incentivar e apoiar colegas professores a participarem do curso, pois conheço sua relevância”, concluiu. 

Realizado desde 1990 pelo IMPA, o PAPMEM visa aprimorar a formação dos professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Brasil. As aulas, em formato remoto ou híbrido, acontecem de 21 a 24 de julho. O dia 25 é destinado a realização de avaliação para aqueles que se inscreveram nesta modalidade.

Neste ano, o programa oferece aula sobre novos problemas com triângulo retângulo; funções e geometria; problemas de investigação estatística com variáveis categóricas, o triângulo de Pascal e suas propriedades, entre outros. Consulte aqui a programação completa. Participam do PAPMEM os professores Carlos Gomes, Carlos Nehab, Eduardo Wagner, Flávia Landim, Luciano Castro, Paulo Cezar, Pedro Malagutti e Rodrigo Villard.

PROLÍMPICO também está com inscrições abertas

As inscrições para a 11ª edição do Prolímpico (Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos) vão até 31 de julho. O programa, destinado a professores de matemática e gestores escolares, aborda conteúdos relacionados às olimpíadas de matemática. As aulas serão oferecidas entre 4 e 8 de agosto. Para participar, é preciso se cadastrar até 31 de julho no site do IMPA. Clique aqui.

O Prolímpico tem como finalidade promover a cultura olímpica em todo o país, oferecendo formação e propostas práticas para aplicação em sala de aula. A 11ª edição será totalmente remota, com aulas transmitidas pelo Youtube do IMPA  e pela plataforma Google Classroom. Saiba mais.

Leia também: IMPA abre processo seletivo para pesquisador e oferece bolsa de pós-doc

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.