Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Na Folha, Viana fala sobre ‘matemáticos no poder’

Basílica de São Pedro, Vaticano

 Reprodução da Coluna de Marcelo Viana na Folha de São Paulo. 

No dia 8 de maio, o conclave elegeu o norte-americano Robert Francis Prevost, 69, como papa Leão 14. Bacharel em matemática pela Universidade Villanova da Pensilvânia, ele é o segundo matemático na história a ascender ao trono de São Pedro: o primeiro foi o françês Gerbert d’Aurillac (946-1003), que reinou sobre a Igreja Católica de 999 a 1003, como Silvestre 2º.

Enquanto Prevost desenvolveu toda a sua trajetória de vida no domínio da religião, D’Aurillac teve impacto científico substancial, como inventor, inovador e defensor da introdução na Europa do sistema decimal indo-arábico de numeração.

Em 9 de junho, o candidato moderado Nicusor Dan, 55, virou as eleições no segundo turno, tornando-se o primeiro matemático presidente da Romênia. O talento de Dan para a disciplina foi reconhecido bem cedo e ficou amplamente consagrado quando ganhou a medalha de ouro em duas edições consecutivas da Olimpíada Matemática Internacional, a mais antiga e competitiva competição escolar do mundo.

Na verdade, Dan fez muito mais: nas duas ocasiões gabaritou a prova, alcançando o “perfect score” de 42, que é muito raro. Em 1988, a prova incluía uma questão extradifícil, que só foi resolvida por 1% dos competidores, entre os quais Dan e o vietnamita Ngô Bao Chau, que viria a ganhar a medalha Fields, maior prêmio no nosso campo (mas Chau não teve “perfect score” nesse ano).

Leia na íntegra no site da Folha de São Paulo. 

Leia também: Números e letras: Viana participa de eventos literários no RJ e SP

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.