Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Na Folha, Viana aborda ‘O Problema dos 3 Corpos’

Imagem: Freepik

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

A Netflix lançou recentemente uma série cujo título se refere a um tema que conheço bem: “O Problema dos 3 Corpos“. A referência remonta ao trabalho do matemático e físico Isaac Newton (1643–1727), que criou a física moderna, reinando absoluto até o advento da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein (1879–1955).

Newton postulou que todos os corpos se atraem por meio de uma força que é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. Para corpos pequenos, essa força é imperceptível, mas, na escala dos planetas, estrelas e galáxias têm um papel determinante na organização do universo.

Leia mais: ‘OSs são avanço na gestão pública’, diz artigo no Valor
Prêmio Elisa Frota chega à 2ª edição
‘Prêmio Mulheres na Ciência’ está com inscrições abertas

A lei da gravitação pode ser expressada por meio de uma relação matemática chamada equação diferencial. Newton mostrou como resolver essa equação no caso em que se consideram apenas dois corpos – o Sol e a Terra, por exemplo. Dessa forma, confirmou a lei formulada por Johannes Kepler (1571–1630) segundo a qual o planeta se move em trajetória elíptica com a estrela em um dos focos da elipse.

 
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.