Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Na Folha, os problemas geométricos da Grécia clássica

O Partenon de Atenas, na Grécia. Foto: Wikimedia Commons

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

A partir do conhecimento recebido da Mesopotâmia e do Egito, a Grécia antiga obteve avanços notáveis na geometria. Mas três problemas resistiram ao engenho dos gregos e obcecaram gerações ao longo de mais de dois milênios: duplicação do cubo, trissecção do ângulo e quadratura do círculo.

Os três só foram compreendidos no século 19, quando foi possível provar que todos são insolúveis. O que não impediu que curiosos continuem produzindo “soluções” (eu recebo várias por ano para opinar).

O problema da duplicação do cubo consiste em construir a aresta de um cubo cujo volume é o dobro do volume de um cubo dado, usando apenas régua (não graduada) e compasso.

Leia mais: INCTMat abre chamada pública para bolsa de pós-doutorado
On-line, Curso de Verão chega ao Canadá e à Suécia
Inscrições para PROLÍMPICO vão até 15 de fevereiro

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.