Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Morre, aos 77 anos, a matemática Maria Aparecida Soares Ruas

Foto: Divulgação ICMC/USP

O IMPA lamenta profundamente o falecimento da  professora emérita do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, Maria Aparecida Soares Ruas, na última segunda-feira (30), aos 77 anos. Natural de Lins, no interior de São Paulo, Maria Aparecida era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Comitê de Assessoramento de Matemática e Estatística do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e era sócia-fundadora e integrava a diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

“Cidinha era uma das pessoas mais queridas e respeitadas de nossa comunidade. O seu jeito suave e gentil vai fazer muita falta”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Os 40 anos de carreira da pesquisadora foram marcados por importantes contribuições para a matemática, especialmente na área de Teoria de Singularidades.

“Cidinha” como era carinhosamente conhecida, ingressou no ICMC em 1981, onde também realizou mestrado e doutorado. No instituto, ela ocupou diversos cargos de liderança, como a chefia do Departamento de Matemática e a presidência da Comissão de Pós-Graduação (em duas gestões), além de ter sido vice-diretora.

A carreira de Maria Aparecida foi marcada por ampla produção matemática, que incluiu a publicação de mais 80 artigos em periódicos internacionais; produção de livros e orientação de alunos de mestrado e doutorado.

A relevância dessa ampla produção foi reconhecida por inúmeros títulos e condecorações. Em 2009, foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2024, foi eleita membro titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS); em 2025 levou o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática, concedido pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA), nos Estados Unidos.

Cidinha deixa o marido, professor José Gaspar Ruas Filho, e os três filhos: Janaína, José Augusto e Juliana.

Leia também: MEC lança ‘Toda Matemática’ em premiação da OBMEP

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.