Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Números e letras: Viana participa de eventos literários no RJ e SP

Matemática e literatura de mãos dadas. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participou nesta segunda-feira (16) da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, maior evento literário do Brasil. Autor do livro “Histórias da Matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial” e colunista da Folha de S. Paulo, Viana também abordará o universo das palavras nesta quinta-feira (19) na 4ª edição da Feira do Livro 2025, em São Paulo. 

Ao lado do cientista de projetos do IMPA Lucas Nissenbaum, Viana vai participar da mesa “Matemática, comunicação e sociedade” às 15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade. Viana também é convidado do papo “Da contagem nos dedos à inteligência artificial” com mediação de Eduardo Sombini. A conversa também acontece nesta quinta (19), às 12h15, no auditório Armando Nogueira. Realizado pela Associação Quatro Cinco Um, Maré Produções e Ministério da Cultura, o festival terá 250 atividades e vai até 22 de junho. 

“O convite para participar, pela segunda vez, na Feira do Livro de São Paulo me dá a oportunidade de alcançar um público diferente, interessado mas geralmente menos confortável na convivência com a matemática”, disse Viana.
Esperando pelo menos 100 mil visitantes, o evento vai reunir mais de 200 autores. Estão programadas 72 mesas de debates nos dois maiores palcos do festival, oficinas, como produção artesanal de livros e xilogravura, sessões de contação de história e outras atividades no palco infantil. 

Papo sobre matemática na Bienal do Livro 

Na Bienal do Livro, no Rio, a Fórmula de Bhaskara, o Teorema de Pitágoras e a Razão Áurea roubaram a atenção na segunda-feira (16). Viana participou da mesa “Além dos números” do “Café Literário Pólen”. O debate contou com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, e com o professor de matemática Rafael Procopio, do canal do Youtube Matemática Rio. 

Os palestrantes trataram de temas variados, como o desenvolvimento da matemática no Brasil e o ensino da disciplina no país, além de histórias e curiosidades do universo matemático.

O diretor-geral do IMPA destacou a importância da matemática para o dia a dia das pessoas. “Alguém aí sabe para que serve a matemática? A matemática foi criada, foi descoberta para ajudar a resolver problemas e ela tem uma capacidade extraordinária: a mesma matemática pode ser usada para resolver problemas de muitos tipos diferentes”, contou.

Viana também falou sobre a produção das colunas semanais publicadas na Folha de S. Paulo. O projeto nasceu em 2017 e segundo o matemático objetivo foi desmistificar a ideia da matemática como um conhecimento “para gênios, esotérico, oculto” e aproximar a disciplina do grande público.

“O desafio foi enorme. Você coloca um matemático para escrever, não deixa usar a lousa, não deixa usar figuras, nem fórmulas. Vou fazer o que? Esse desafio obriga a gente a ser criativo. Mas eu acho que quem mais ganhou com o exercício de escrever, com todas essas restrições, fui eu mesmo, porque isso me levou a conhecer a matemática de modo muito mais aprofundado do que eu conhecia”, explicou. 

O livro “Histórias da Matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial”, publicado no ano passado pela editora Tinta da China, reúne as colunas semanais da Folha.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.