Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Congresso Internacional de Matemáticos começa quarta

O Brasil passa a integrar a partir de 1º de agosto (quarta-feira da próxima semana) a relação dos países-sede do mais importante e tradicional encontro mundial de matemáticos, o ICM 2018 (International Congress of Mathematicians). Até o dia 9, o Riocentro, no Rio de Janeiro reunirá cerca de 2.500 pesquisadores dos cinco continentes para acompanhar os mais destacados estudos da disciplina e debater temas prioritários para o progresso e o aumento da visibilidade de um saber fundamental ao desenvolvimento.

No ICM, são reconhecidos os matemáticos mais notáveis e promissores do planeta. Honraria máxima da área, a Medalha Fields  – informalmente chamada de o “Nobel da Matemática” – é concedida no Congresso, assim como os prêmios Nevanlinna, Gauss, Chern e Leelavati.

Leia também: Alunos que estudam de forma ativa têm melhor desempenho
Tese analisa processos de recuperação de petróleo
Evento no IMPA comemora o Dia da Geometria

Nunca antes realizado no Hemisfério Sul, o ICM surgiu em 1897, em Zurique, Suíça. A cada quatro anos, o encontro é organizado pelo país-sede em parceria com a União Matemática Internacional (Foi suspenso apenas no período dos conflitos mundiais.IMU, na sigla em inglês). 

No Brasil, o evento integra o Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, parte das ações nacionais e internacionais destinadas, entre outros objetivos, a incentivar o estudo da disciplina, popularizá-la e promover atividades que contribuam para aproximá-la do público.

Durante os nove dias, haverá variada programação científica, com 1.200 palestras, painéis de debates, comunicações e pôsteres. Cerca de 40 eventos-satélite científicos serão realizados no país em razão do ICM, entre eles o World Meeting for Women in Mathematics, o (WM)2, em 31 de julho, no qual serão discutidas questões de gênero na Matemática.

“Sediar o ICM 2018 é uma grande honra para a comunidade matemática brasileira. Realizá-lo presta homenagem ao progresso alcançado em tão pouco tempo por um país onde a pesquisa matemática tem cerca de seis décadas”, destacou o presidente do Comitê Organizador do ICM 2018 e diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), Marcelo Viana, referindo-se ao ingresso do Brasil no Grupo 5 da IMU, composto por 11 países da elite da pesquisa matemática mundial.

Palestras de popularização e premiação da OBMEP

Além do foco acadêmico, o ICM 2018 terá atividades para atrair o público. No Ciclo IMPA-Serrapilheira de Popularização da Matemática, haverá cinco palestras com matemáticos de destaque internacional, divulgadores da disciplina, como os franceses Cédric Villani, ganhador da Medalha Fields 2010, e Étienne Ghys, pesquisador honorário do IMPA e vencedor do Prêmio Clay de Divulgação Científica; a belga Ingrid Daubechies, da Duke University (EUA), conhecida pelo trabalho inovador aplicado às comunicações modernas; o japonês Tadashi Tokieda, da Universidade Stanford, que fala sobre a matemática dos brinquedos, e o português Rogério Martins, da Universidade de Lisboa, apresentador do programa de TV “Isto é Matemática”.

Durante o ICM 2018, será realizada a cerimônia de premiação dos 576 medalhistas de ouro da maior competição científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Organizada desde 2005 pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição reúne 18,2 milhões de estudantes das redes públicas e privada. 

Credenciamento de imprensa

Representantes da mídia designados para a cobertura jornalística deverão estar credenciados. O ICM 2018 acontecerá no centro de convenções e eventos Riocentro (Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro). Mais informações no site do ICM 2018.

Leia também: Conheça os finalistas do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo
Série do JN é Hors-Concours do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo
IMPA abre concurso para contratar pesquisador

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.