Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Luna Lomonaco fala sobre sistemas dinâmicos em palestra

Dando continuidade ao ciclo de palestras de apresentação de novos pesquisadores do IMPA, a matemática italiana Luna Lomonaco conversa com alunos e professores em encontro no dia 20 de maio, às 15h30. Intitulada “Cruzando mapas quadráticos com o grupo modular”, a palestra fala sobre o trabalho desenvolvido por ela e pelo pesquisador inglês Shaun Bullet, detalhado em artigo publicado na revista ‘Inventiones Mathematicae’. A apresentação será realizada às 15h30 no Auditório 2, com transmissão ao vivo pelo YouTube do IMPA.

Durante a palestra, o público poderá conhecer o objeto de pesquisa de Luna, que trabalha com sistemas dinâmicos, particularmente com variáveis complexas. “Minha pesquisa está focada no conjunto de Mandelbrot, um fractal que caracteriza o comportamento dos polinômios quadráticos complexos. Mais precisamente, estudo cópias do Mandelbrot dentro e fora do Mandelbrot”, explicou.

Leia mais: Medalhistas da OBMEP participam do Hotel de Hilbert
Festival da Matemática prorroga inscrições para oficinas
IMPA planta mais de 5.500 mudas da Mata Atlântica

Em 2019, Luna se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que reconhece o melhor trabalho original de pesquisa da área. Ela passou a integrar o quadro de funcionários do IMPA em 2020, mesmo ano em que recebeu o Prêmio de Reconhecimento Umalca (União Matemática da América Latina e Caribe) pela atuação em sistemas dinâmicos. Além disso, a matemática foi selecionada duas vezes pelo Instituto Serrapilheira para receber apoio financeiro que, somado, pode ultrapassar R$ 1 milhão. Outra conquista importante foi o Prêmio L’óreal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência”, em 2018, criado para promover a igualdade de gênero no ambiente científico.

A pesquisadora conta que foi muito bem acolhida no IMPA e que suas aulas foram recebidas com empolgação pelos alunos. “Em janeiro de 2020, dei um curso de introdução à dinâmica complexa. No primeiro dia de aula, quase não cabíamos na sala. Desde então, venho dando esse curso, que não existia antes de eu entrar no IMPA e agora já faz parte da grade regular”, detalhou. 

O ciclo de seminários de apresentação de novos pesquisadores contou também com a apresentação de outros três integrantes do corpo científico. As palestras dos pesquisadores Lucas Ambrozio e Paulo Orenstein estão disponíveis no YouTube do IMPA.

Leia também: Internacionalização é traço marcante dos 70 anos do IMPA
Viana comenta ‘previsibilidade’ do futebol, em coluna na Folha

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.