Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Lucas Resende defende tese de doutorado na segunda (1º)

Na próxima segunda-feira (1º), Lucas Resende defende sua tese de doutorado “Robustez via médias podadas” (Robustness via trimmed sample means), às 16h, na sala 232 do IMPA. A defesa também poderá ser acompanhada pelo YouTube, neste link.

Natural de São João Del Rei (MG), o jovem, de 26 anos, se formou em matemática computacional na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), instituição onde também concluiu seu mestrado.

O gosto pela matemática sempre o acompanhou. No 7ª ano do Ensino Fundamental, ele ganhou uma medalha de prata na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A conquista aumentou seu amor pela matéria, principalmente porque ao ingressar na graduação, o jovem também começou a fazer parte do Programa de Iniciação Científica e Mestrado, o PICME. 

Após o mestrado, a escolha pelo IMPA para o doutorado se deu pelo renome e relevância da instituição. No período em que ficou no instituto, o jovem também colaborou em dois projetos do Centro do PI (Centro de Projetos e Inovação IMPA), que desenvolve soluções tecnológicas para empresas e setor público. 

Leia mais: INCTMat divulga lista de eventos escolhidos para apoio financeiro
Estudante promete medalha e garante bronze na 18ª OBMEP
Lula inaugura graduação do IMPA nesta terça-feira (2)

Prestes a se tornar doutor, Lucas explicou que sua tese, orientada pelo pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro, investiga as aplicações e propriedades das médias podadas no contexto de estimação robusta com dados provenientes de distribuição de cauda pesada ou mesmo contaminados. 

“Pode acontecer de em uma análise, termos um dado contaminado, e com isso queremos recuperar a informação mais próxima da real. Minha tese traça caminhos para que isso seja feito, deixando a análise limpa e mais próxima dos dados originais. Fazemos isso usando a mesma estratégia que usam para avaliar as escolas de samba no carnaval do Rio: descartamos os maiores e os menores valores e tomamos a média do resto. O que mostramos nesse trabalho é que, em muitos aspectos, essa estratégia é a melhor possível.”

No segundo semestre, Lucas irá para a França para fazer um pós-doutorado em um projeto de inteligência artificial na saúde.

Leia mais: Lugar de Mulher: ‘Encorajador’, dizem estudantes do IMPA
Na Folha, Marcelo Viana fala sobre números perfeitos

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.