Rio

Instituto de Matemática Pura e Aplicada terá novo campus em 2021

Integrado à natureza, prédio será construido num terreno de mais de 250 mil metros quadrados e vai abrigar salas de aula, biblioteca, dormitórios e área administrativa
Fotomontagem mostra como ficará o novo campus do prédio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Horto, Zona Sul Foto: Divulgação/IMPA
Fotomontagem mostra como ficará o novo campus do prédio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Horto, Zona Sul Foto: Divulgação/IMPA

RIO - O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) terá um novo campus em 2021. Nesta sexta-feira foi lançada a pedra fundamental do prédio, que será construído num terreno de mais de 250 mil metros quadrados, no Horto, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. O espaço irá abrigar salas de pesquisa e de aula, biblioteca e dormitórios, além de áreas administrativas. Vizinho à sede atual, inaugurada na década de 1980, o edifício tem um projeto que se integra à floresta da Mata Atlântica, causando o mínimo de impacto na natureza. Orçada em R$ 100 milhões, financiados pelo governo federal, via Ministério da Educação, a obra deve ser iniciada em outubro e tem previsão de conclusão para 2021.

O projeto, assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos e Associados, recebeu o prêmio de reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim de Arquitetura, pelas características de baixo impacto local e pela modulação climática. Uma passarela suspensa de cerca de 800 metros irá ligar os dois campi da instituição.

— Haverá uma trilha no meio da mata ligando os dois campi. Será uma trilha integrada. A proximidade dos dois terrenos foi bem útil. Além disso, o projeto é extremamente consciente da importância do meio ambiente que o cerca. É um projeto amigável à fauna e flora, que respeita os cursos de água do terreno. Os prédios serão suspensos, não tocam no chão, e teremos uma gestão inteligente de uso da energia e da água — afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Segundo ele, o novo campus permitirá ao instituto dar mais conforto aos alunos e pesquisadores. O terreno foi uma doação privada da família Marinho ao instituto. A área edificada terá 8.140 metros quadrados.

— O novo campus do instituto incluirá espaço para gabinetes, sala de aula, auditório, biblioteca e alguns dormitórios para nossos alunos visitantes. Será uma expansão que irá nos permitir ampliar nossas atividades. É uma combinação de um esforço privado, uma vez que o terreno foi um doação dos irmãos Marinho, com apoio do governo federal, por intermédio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

No evento, realizado numa estrutura montada no endereço do futuro campus, estiveram presentes o secretário-executivo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elton Zacarias; a chefe do núcleo de coordenação, supervisão e acompanhamento de organizações sociais do Ministério da Educação, Maria Cristina Perez; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho; além de representantes do governo estadual e da prefeitura do Rio, coordenadores e pesquisadores do IMPA e doadores privados.

— O prédio atual foi inaugurado em 1981, e o IMPA tinha 1/3 do tamanho que ele tem hoje. Temos hoje cerca de 190 alunos e 50 pesquisadores permanentes, além de 80 pesquisadores visitantes. O projeto vai tornar o IMPA ainda mais atraente do que ele já é hoje em dia, oferecendo melhores condições para nossos alunos — disse Marcelo Viana.