Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Jean-Christophe Yoccoz (1957-2016): Um francês com um coração brasileiro

Jean-Christophe Yoccoz era um brilhante matemático. Como estudante, ganhou uma medalha de prata (1973) e uma ouro (1974) na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).
Graduou-se em Matemática pela École Normale Supérieure (Paris) sob a orientação de Michael Herman, um dos fundadores de Sistemas Dinâmicos, e completou o seu doutorado na Universidade de Paris-Sud (1985).

Leia também: A matemática pode tornar eleições mais justas
Estudo do IMPA e do Technion revela método que paralisa a luz
Editorial mostra papel do IMPA na chegada à elite matemática
Ele teve uma relação estreita com o Brasil, o IMPA e seus pesquisadores. Tudo começou na década de 1980, quando estudou no Instituto de Matemática Pura e Aplicada como parte do programa de “cooperação” do governo francês. Aprendeu português e, no Rio, encontrou sua futura esposa, Dalva, que lhe deu um filho, Tiago.
Em 1988, ganhou o Prêmio Salem e foi palestrante no Congresso Internacional de Matemáticos de Kyoto (Japão) em 1990.
Especialista em Sistemas Dinâmicos e importante matemático, Yoccoz foi membro de várias organizações acadêmicas internacionais, incluindo a Academia Francesa de Ciências e a Academia Brasileira de Ciências.
Professor do Collège de France e pesquisador honorário do IMPA, recebeu a Medalha Fields em 1994 no ICM de Zurique (Suíça). No ano seguinte, se tornou um cavaleiro da Legião de Honra francesa e foi premiado com a Grande Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil (1998).
Ele morreu em 2016, aos 59 anos, deixando um legado importante para a matemática.

Leia também: IMPA homenageia Alan Baker em palestra de divulgação
No Brasil, atividades do Biênio dão popularidade à matemática
IMPA e SBM lançam livro sobre ensino de Matemática

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.