Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Ivan Passoni defende tese na área de superfícies mínimas

“Um dos maiores receios dos estudantes de pós-graduação em Matemática é saber se o problema que seu projeto propõe é verídico e se existe uma solução para ele que possa ser descoberta com o tempo e conhecimento que se dispõe nessa etapa da vida acadêmica”, afirma Ivan Passoni, aluno do programa de Doutorado no IMPA.

A um dia da defesa de sua tese, esta é uma preocupação que o matemático já pode descartar. Nesta sexta-feira (5), à 13h30, a sala 232 será ocupada pela banca examinadora composta por seis pesquisadores prontos para debater o trabalho “Construction of genus one helicoids in $mathbb{H}^2 times mathbb{R}$”, de autoria de Passoni e  com orientação do pesquisador Harold Rosenberg.

Leia também: As probabilidades de uma britânica se tornar carioca
IMPA abre seleção para o cargo de especialista em TI 
Na Folha de S.Paulo, o segredo para ganhar no jogo

Pertencente ao campo das superfícies mínimas, da área da geometria diferencial, a tese do doutorando tem relação com uma das questões elementares desse campo: o problema de Plateau. Desenvolvida no século 18, a questão colocada pelo matemático italiano Joseph-Louis Lagrange e posteriormente nomeada em homenagem ao físico belga Joseph Plateau buscava encontrar a superfície de menor área que tenha uma fronteira dada.

O problema pode ser exemplificado com uma imagem simples, comum no cotidiano. Pegue um fio de arame e molde-o como quiser, contanto que no final se junte suas duas pontas. A questão ventilada por Lagrange buscava entender justamente qual a superfície de menor área que teria como fronteira esse arame.

Os experimentos conduzidos por Plateau mostraram que a superfície procurada pode ser imaginada como o filme de sabão que obtemos se mergulharmos nosso arame em uma solução de água e sabão.

Já no trabalho de Passoni, o tipo de superfície estudado é em espaços não Euclideanos. Em seu doutorado, o matemático se dedicou a construir uma superfície mínima em um espaço de curvatura não positiva. Semelhante a um helicoide, a figura deselvolvida tem ainda uma alça. 

É com essa contribuição que o matemático se despede do IMPA. Ao comentar a passagem pela instituição, Passoni elogia o ambiente científico e de pesquisa e a excelência dos colegas doutorandos, pesquisadores e professores. Mas outro fator, nada acadêmico, faz os olhos dele brilharem: o verde abundante que circunda o prédio, vizinho à floresta da Tijuca.

Nascido e criado na capital de São Paulo, nada mais natural que o futuro doutor ainda se surpreenda com a exuberante vegetação carioca, ao alcance da vista em plena sala de aula. O Ensino Médio e a graduação na Terra da Garoa não lhe proporcionaram esses fascínios. Mas renderam outros encantos, como a proximidade com o pai, a quem considera o principal responsável pela escolha da carreira na Matemática.

No 6º ano do Fundamental, Passoni teve o privilégio de ser aluno do pai, que leciona Matemática. À época, a timidez o impediu de valorizar a circunstância. O matemático relata que foi a forte proximidade com o ofício do pai que o inspirou a seguir na Matemática. “Assistir de perto a devoção do meu pai às ciências foi determinante para as minhas escolhas profissionais”, comenta.

Com interesses ainda fragmentados quando prestava vestibular, o jovem Ivan Passoni tomou uma decisão inusitada para a graduação, matriculando-se no curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (USP). Após absorver conteúdos de áreas como Matemática, Física, Química, Computação e Biologia, o então universitário decidiu se especializar em Matemática, desenvolvendo uma monografia sobre Séries de Fourier.

Com os diplomas de mestre pela Universidade de Warwick (Inglaterra) e doutor pelo IMPA, Passoni já vislumbra o próximo passo acadêmico. Em breve, passará dois meses na Universidade de Cadiz (Espanha), onde frequentará cursos e palestras, e participará de pesquisas. Em relação aos planos mais concretos, o aluno do IMPA afirma já estar aplicando candidaturas para o pós-doutorado em universidades europeias. 

Leia também: OBMEP na Escola é mostrado em reportagem na GloboNews

Apps de navegação começaram como brincadeira

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.