Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Inscrições para a OBMEP 2018 já estão abertas

 

A sua escola integra a rede pública de um município muito pequeno? Ou funciona em uma metrópole? Trata-se de um colégio particular de grande porte? É uma escola indígena? Não importa a resposta: todas as instituições de ensino do país estão convidadas para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que, a partir desta quarta-feira (21), recebe inscrições para a sua 14ª edição.

Leia também: Tese de Yadollah Zare pode ser usada em problema de Hilbert
IMPA realiza o workshop Graphs and Randomness
Em dia de eclipse, a Matemática pode salvar da fogueira

Escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, podem participar da maior competição científica do Brasil, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No ano passado, 18,2 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros se inscreverem na OBMEP, que, pela primeira vez, foi aberta também para os colégios particulares.

A inscrição deve ser realizada pelas escolas, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente na página da OBMEP (www.obmep.org.br). O prazo se encerra em 2 de abril, mas não deixe para a última hora. As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores também já tem data: 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Para quem não sabe, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Estudos independentes já revelaram o impacto efetivo da olimpíada nos resultados de Matemática. Escolas que participaram ativamente da competição, aponta trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

E então, você ficará de fora?

Leia também: Matemática brasileira nasceu aberta à cooperação
Ações estimulam a participação feminina nas ciências
História do IMPA caminha ao lado da matemática no Brasil

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.