Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

IMPA participa de homenagem a Jean-Christophe Yoccoz

[two_thirds] 

Da esquerda para a direita: Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, Pierre-Louis Lions (Medalha Fields 1994), Gilles Yoccoz (irmão), Serge Yoccoz (irmão) e Max Yoccoz (sobrinho)

Pesquisadores do IMPA participaram de uma conferência em Paris em homenagem ao matemático francês, ganhador da Medalha Fiels e pesquisador honorário do IMPA, Jean-Christophe Yoccoz, que morreu precocemente em setembro do ano passado. Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, Enrique Pujals, Jacob Palis e o diretor-geral, Marcelo Viana participaram do evento no Collège de France, que reuniu 300 participantes, de 28 de maio a 1º de junho.

Até ex-alunos do IMPA participaram, como o matemático brasileiro Carlos Matheus, radicado na França e que fez doutorado no Rio e pós-doutorado com o próprio Yoccoz na França.  Atualmente Carlos continua seus laços com sua terra natal, através de pesquisa com Gustavo Moreira e Jacob

A conferência concentrou palestras sobre pesquisas recentes na área de Sistemas Dinâmicos e um dia inteiro dedicado à memória de Yoccoz e de seus trabalhos, com apresentações de colegas, amigos e alunos. Os seminários foram no anfiteatro Marguerite de Navarre, construído em homenagem à irmã do rei Francisco I da França, criador do Collège de France em 1530.

O evento foi prestigiado também por quatro vencedores da Medalha Fields: os franceses Alain Connes, Pierre-Louis Lions, o americano Curt McMullen, e o brasileiro Artur Avila.

Yoccoz  era especialista em sistemas dinâmicos e grande divulgador científico. Integrante de diversas organizações acadêmicas internacionais, entre as quais a Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências, visitou o Brasil pela primeira vez em 1981 quando fez parte de um programa de cooperação do governo da França que permitia a jovens substituir o serviço militar por estágios em instituições de pesquisa e ensino em outros países.  Depois, nunca mais deixou de ser um grande amigo do Brasil e da matemática nacional.

Ao falar de sua relação com a Matemática, disse uma vez: “o prazer que tenho em fazer a Matemática é semelhante ao que sente um artista ao criar uma obra”.

Palestras dos brasileiros na conferência  À la mémoire de Jean-Christophe Yoccoz
Jean-Christophe Yoccoz et les surfaces plates – Carlos Matheus e Stefano Marmi

 

[/two_thirds]
[clear]

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.