Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Folhinha estreia desafios de lógica em parceria com o IMPA

Folha de S. Paulo

O IMPA estreou neste sábado (15) desafios de lógica da OBMEP na Folhinha, espaço no jornal Folha de S.Paulo destinado a notícias sobre o universo infantil. O instituto é responsável pelo Portal da OBMEP,  que disponibiliza de forma gratuita material didático de apoio ao Ensino Fundamental e Médio. Agora, os quebra-cabeças divertidos que estimulam o raciocínio lógico vão ganhar espaço nas edições online e impressa do jornal.

Leia mais: IMPA é homenageado com medalha Pedro Ernesto
Abertas as inscrições para Escola Brasileira de Probabilidade
Folha: a matemática nas ciências humanas

A edição de estreia da coluna contou com uma entrevista do diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, que explicou não ser necessário saber matemática para resolver os problemas. “Os problemas propostos serão todos voltados para crianças, com muitas figuras, e que podem ser interpretados como jogos e quebra-cabeças. Eles também podem ser úteis a professores do ensino básico, que podem usá-los em sala de aula com seus alunos.”

Landim comparou ainda os passatempos com aqueles presentes no livro “O Homem que Calculava”, romance de Malba Tahan, publicado em 1938 e avalia a parceria do instituto e da Folhinha como um caminho para divulgação da matemática para o público jovem. 

O primeiro desafio publicado pedia que a criança organizasse um jardim vertical distribuindo oito vasos de flores, de acordo com as orientações do enunciado. Esta é mais uma parceria do IMPA com a Folha, que publica às quartas-feiras, desde 2017, coluna do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Confira aqui a primeira edição do quebra-cabeça! Para acessar outros desafios, visite o Portal da OBMEP.

Leia também: ‘Adorei participar e agora quero o ouro’, diz aluno de 11 anos
Inscrições abertas para Colóquio Brasileiro de Matemática

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.