Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora

A matemática pode ser lúdica e divertida! Para popularizar esta fundamental área de conhecimento de forma criativa, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) vai realizar a segunda edição do Festival Nacional da Matemática, entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022. O evento gratuito será na  Marina da Glória, Rio de Janeiro, e está com inscrições abertas pelo site.

O evento oferece dois dias para visitação de escolas, na quinta-feira (29) e sexta-feira (30). O público geral pode comparecer na sexta-feira (30) e sábado (1º).  A programação contará com oficinas, exposições, cineclubes e palestras, além de cinco mesas redondas superinteressantes para o público. O Festival da Matemática vai mostrar que a ciência está presente no cotidiano de todos e pode ser interessante e acessível.

Leia mais: ‘Independências’: 2º episódio aborda matemática e medicina
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Linguagem de programação Lua recebe medalha Pedro Ernesto

“Matemática é muito importante, não só no contexto das ciências e dos processos produtivos da economia nacional, mas também na formação dos cidadãos. Portanto é muito importante que o IMPA leve a matemática para toda a sociedade, de um ponto de vista lúdico e desmistificado, que coloque em relevo o seu atrativo e sua utilidade”, comenta Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Programação desperta interatividade e interesse pela matemática

Nomes de peso da área farão as palestras, como o matemático chileno Andrés Navas, o norte-americano Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa YouCubed, da Universidade Stanford, e os pesquisadores do IMPA Paulo Orenstein, Luna Lomonaco e Claudio Landim, diretor-adjunto do instituto e coordenador-geral da OBMEP. 

As mesas redondas são uma novidade desta edição, organizadas para promover o debate entre pesquisadores, professores e alunos. Os temas variam de “Como estimular e influenciar positivamente os alunos de matemática”, “A força das mulheres na ciência e matemática”, “Ensino e aprendizagem da matemática para pessoas com deficiência” a “O que é Data Science e como ela está presente no nosso dia a dia” e “Meninas inspiradas e inspiradoras”.

As oficinas foram escolhidas a partir de um processo seletivo aberto a qualquer pessoa ou escola com projetos voltados para a matemática. As 20 atividades selecionadas retratam temas diversos, como o aprendizado de estatística usando minecraft, pensamento computacional, jogos de tabuleiro, os cata-ventos e a geometria, mandalas e multiplicação, técnicas de origami, cultura maker, a matemática na arte, e muitos outros. 

A programação completa está disponível neste link.

Primeira edição do evento aconteceu em 2017

A primeira edição do Festival da Matemática ocorreu de 27 a 30 de abril de 2017, em três locais do Rio, como parte do Biênio da Matemática 2017-2018, lei federal instituída em prol do fomento e desenvolvimento da educação no país. 

O evento reuniu 18 mil visitantes em quatro dias, com uma programação com workshops, cineclubes, exposições, palestrantes nacionais e internacionais e a apresentação de 56 oficinas selecionadas de todo o Brasil.

Leia também: Seminário debate ensino da matemática nas escolas
Em coluna na Folha, Viana propõe desafio matemático

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.