Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Fantástico repercute ajuda para medalhista de Cocal dos Alves

Imagem reproduzida da reportagem do Fantástico

Em edição deste domingo (8), o Fantástico voltou a falar sobre o impacto do corte das bolsas do CNPq para os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de Cocal dos Alves (PI). Após a primeira reportagem exibida no domingo (1), uma rede de solidariedade se formou para ajudar a aluna Natália Brito Lopes. Centenas de pessoas mandaram e-mail para a produção do Fantástico e para o IMPA querendo ajudar a jovem.   

A reportagem mostrou que Natália, com a ajuda de anônimos, já recebeu o valor equivalente aos quatro anos de bolsa de R$ 400 mensais que ela teria direito ao ingressar na universidade através do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). 

Leia também: A matemática na análise de fenômenos comportamentais
Omar Alvarez defende tese em geometria de Poisson
A Matemática da Inteligência Artificial

Como a quantia foi acima do esperado, a menina decidiu repartir os recursos com alguns colegas. “A bolsa é muito importante para mim. E eu sei que não só para mim, como para outros alunos do colégio também”,contou Natália.

A estudante Vanessa Barreto, colega de Natália que também é medalhista da OBMEP, foi uma das beneficiadas. “A bolsa era a garantia do meu sonho de entrar na faculdade, fazer meu curso e mudar minha realidade”, afirmou Vanessa, que disse ter ficado “arrasada” com a notícia dos cortes do CNPq.

A reportagem também abordou o corte de 5.613 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No total, a CAPES vai deixar de oferecer mais de 11 mil bolsas só neste ano, além de não aceitar novos pesquisadores. A proposta de orçamento para 2020 apresentada pelo governo há duas semanas pretende reduzir em quase 50% as verbas da agência de fomento. 

Confira a reportagem na íntegra

Leia também: Rio custeará bolsas do PIC e PICME de medalhistas no Estado
‘Não há progresso sem Matemática’, diz pesquisador

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.