Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Ex-ministro Marco Antônio Raupp morre aos 83 anos

Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp morreu, neste sábado (24), aos 83 anos. A família informou que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral. Matemático, físico e cientista da computação, ele foi diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Atualmente, era diretor geral da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, que ajudou a criar e implementar. 

“Marco Antônio Raupp é uma grande figura da ciência e tecnologia no Brasil, cientista renomado e gestor excepcional. Como ministro, teve papel de destaque no apoio do governo brasileiro à vinda do Congresso Internacional de Matemáticos para o nosso país”, destacou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI
Única vencedora do Abel Prize fala ao INCTMat
Na Folha, Viana fala do que Lincoln aprendeu com Euclides

O ex-ministro tornou-se doutor em matemática pela Universidade de Chicago. Foi livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística (IME). Quando dirigiu o INPE, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Como ministro, em 2013, criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e foi responsável pela formulação e coordenação da política espacial brasileira, na qual atuou em 2011 e 2012.

Ao longo de sua carreira, recebeu títulos importantes como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, Força Aérea Brasileira/FAB; Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, Marinha do Brasil/Brasília; e a Medalha de Pacificador, Exército Brasileiro/EB.

“Perdemos mais uma pessoa admirável, um grande cientista e um gestor humano, desta vez, por causa de um câncer”, informou o LNCC em nota.

Fonte: G1

Leia também: Chiarini defende tese em difusão de longo alcance na terça (20)
Tainá se espelha em ídolos para trilhar caminho na matemática

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.