Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Estão abertas as inscrições para 2ª OBMEP – Nível A

As inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP – Nível A) começam nesta segunda-feira (9). A competição é destinada a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. No ano passado, 1,5 milhão de alunos de 20 mil escolas públicas de todo Brasil participaram da olimpíada.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais ou pelos representantes das escolas federais por meio de um link enviado por e-mail.

Leia também: Rio custeará bolsas do PIC e PICME de medalhistas no Estado
A Matemática da Inteligência Artificial
No IMPA, pesquisadora da IBM Research detalha deep learning

Após o recebimento deste e-mail, é preciso acessar o link e preencher a ficha de inscrição até 10 de outubro. Caso não haja o recebimento deste e-mail, é preciso entrar em contato com a OBMEP no seguinte endereço: nivela@obmep.org.br. 

A OBMEP – Nível A teve sua primeira edição em 2018, e é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 

Com 15 questões objetivas, a prova será elaborada pelo IMPA e aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. O estudante terá 1 hora e 30 minutos para resolvê-la. Na OBMEP – Nível A, o IMPA responde pela parte acadêmica e as secretarias respondem pela logística de aplicação, correção de provas e eventuais premiações.

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Fundamental. As questões privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade. A OBMEP – Nível A tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e promover inclusão social. 

Leia também: Os médicos de Cocal dos Alves e as bolsas do CNPq
‘Não há progresso sem Matemática’, diz pesquisador

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.