Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

‘Ambiente que procurava para a graduação’, diz aluna do IMPA Tech

Como é estudar no IMPA Tech? Para Lisandra Menezes, aluna recém-aprovada na graduação, é a realização de um sonho. A jovem de 18 anos saiu de Porto Alegre (RS) em busca do ambiente ideal para cursar o ensino superior. Foi no Porto Maravalley, na zona portuária do Rio de Janeiro, que Lisandra se encontrou academicamente. “As pessoas aqui não gostam de ficar paradas e querem sempre estar aprendendo alguma coisa. Isso é muito incrível. Era exatamente esse ambiente que eu procurava quando pensava em uma graduação”, disse em entrevista para o quadro #AlémDasEquações.

A estudante também foi aprovada em outras três instituições: na USP (Universidade de São Paulo), para cursar Ciência de Dados e Ciência da Computação, na FGV (Fundação Getúlio Vargas) para Ciência de Dados e na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para Ciência da Computação, mas escolheu o graduação do IMPA para dar prosseguimento aos estudos. “A grade curricular do IMPA Tech é forte em matemática e programação, que são duas coisas que gosto muito. Já tinha uma preferência pela graduação do IMPA quando resolvi que faria um bacharelado voltado para exatas.”

Lisandra possui 5 medalhas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas): 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes. Graças às suas conquistas na competição, a jovem conseguiu se preparar para o Colégio Militar de Porto Alegre, instituição na qual cursou todo o Ensino Médio. “Quando ganhei minha primeira medalha na OBMEP, percebi que a matemática poderia mudar a minha vida. Segui fazendo as provas do colégio e graças às medalhas na olimpíada, ganhei bolsa no cursinho para o colégio militar.”

Ainda no Ensino Médio a aluna gabaritou a prova de matemática no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no segundo e no terceiro ano, mas foi aprovada para o IMPA Tech através das medalhas do conhecimento. “Optei pelo ingresso através das medalhas porque foi difícil conquistá-las e cada uma possui seu valor.”

Medalhas conquistadas por Lisandra na OBMEP

O Portal da OBMEP também foi um aliado da estudante durante a trajetória acadêmica. “O site é muito completo, as aulas e as questões dissertativas são muito boas. Tem resolução em vídeo e joguinhos para todos os níveis. Consegui desenvolver minha escrita matemática e melhorar na área”, afirmou.

Lisandra também participou de programas destinados aos medalhistas da competição científica, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). “Participei por 4 anos do PIC e fiz um ano de Mentores. Achava muito legal. Agora, já na graduação, percebo que muitas das coisas que aprendi lá atrás estão me ajudando, como gráficos, simulações virtuais e linguagem de programação.”

Leia mais: 35º CBM contará com mais de 200 apresentações
IMPA abre vaga para Cientista de Projetos no Centro Pi
Folha: ‘Henri Poincaré, campeão da intuição na matemática’

Após um mês de aulas no Rio de Janeiro, a aluna está certa de que fez a escolha ideal. “O ambiente me atraiu muito. Percebi que aqui tem vários medalhistas, pessoas que estão interessadas em estudar e gostam muito de matemática. Estou achando a experiência muito legal. Percebi que também somos incentivados a conhecer outros lugares fora da sala de aula, como foi no passeio ao Teatro Riachuelo.”

Com o objetivo de reunir os melhores estudantes do Brasil, o IMPA Tech oferece passagem aérea e terrestre para início da graduação e alojamento estudantil, em uma parceria com a Prefeitura do Rio. Os estudantes também recebem auxílios financeiro e alimentação. “Os auxílios são muito importantes. Não teria condições de sair do Rio Grande do Sul para morar em outro estado. É um custo bem grande, mas aqui existe esse incentivo. Parecia que o IMPA Tech realmente queria que eu estivesse aqui”, destacou a jovem.

Já com saudades de casa, Lisandra relembrou a reação da família ao descobrir a aprovação da aluna no IMPA Tech e a escolha final de fazer o bacharelado no Porto Maravalley. “Meus pais ficaram muito felizes com a decisão porque perceberam que a graduação se encaixava comigo e também viram que o IMPA Tech oferece possibilidades incríveis”, contou.

Leia também: Medalhista da OBMEP é aprovada em seis graduações
Estadão destaca expansão das Olimpíadas de Matemática

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.