Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Viana abre simpósio sobre sistema político e matemática

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, abriu nesta segunda-feira (5), o “Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro & XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados”. O encontro, que acontece até 9 de julho, vai mostrar propostas de áreas, como a matemática e a economia, para problemas e questões atuais da política brasileira. 

Viana destacou o papel social que o encontro desempenha em um momento em que o Congresso debate propostas como a reforma política e administrativa. “As questões que serão aqui debatidas são de enorme relevância para a realidade social brasileira, com a qual o IMPA está em contato direto por meio da nossa atuação”, afirmou Viana, que participou da sessão de abertura com representantes da Câmara dos Deputados e da Universidade de Brasília (UnB), organizadoras do Simpósio junto com o Economics and Politics Research Group (EPRG). 

Leia mais: IMPA abre seleção para programadores em JAVA e PHP
Villani e Hairer estão entre os plenaristas do 33º CBM
Marcelo Viana na Folha: os mistérios da tabela periódica

“A esfera de atuação do IMPA, tanto na pesquisa e ensino quanto na disseminação da matemática com a sociedade nos coloca em contato direto, pelo impacto social que essas ações têm, com as consequências e a realidade do sistema político brasileiro”, disse Viana, que citou a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) como “uma política de educação extremamente abrangente, já que chega a praticamente 100% dos municípios brasileiros”.  

Entre os 48 trabalhos selecionados para serem apresentados no evento, há estudos que debatem o voto impresso e apresentam soluções para problemas como o caixa dois e o financiamento de partidos. 

O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, elogiou a oportunidade de levar o pensamento e produção acadêmicos a um debate extremamente atual da sociedade brasileira. “Esse tipo de construção nos permite lançar um olhar diferente sobre os desafios cotidianos sobre a política. Nos permite discutir a política academicamente”. 

E essa discussão ao longo do simpósio deve repercutir diretamente nas discussões do Legislativo sobre a reforma política, na opinião da reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura. “Precisamos debater profundamente o sistema político brasileiro. “É muito importante que as escolas de governo e institutos se tornem espaços de debate sobre temas nacionais atuais da sociedade, e nada melhor uma parceria como essa para aprofundar esse debate”. 

Presidente do TSE defende semipresidencialismo na primeira palestra do evento

Depois da sessão de abertura, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, participou da primeira mesa do encontro. Barroso voltou a se declarar contrário ao voto manual e apresentou propostas de mudanças para um sistema de semipresidencialismo no Brasil a partir de 2026, baseado em uma proposta de reforma política que ele mesmo escreveu 15 anos atrás. 

“O presidente é eleito de forma direta, tem competências como ser comandante das Forças Armadas, nomeia os embaixadores, o Superior Tribunal de Justiça, pode apresentar projetos e indica o primeiro-ministro. E será esse primeiro-ministro quem fará a administração e conduzirá o varejo político. Eventualmente, caso ele perca a sustentação política, há a  possibilidade de destituição pelo voto de confiança no Parlamento. O presidente não cai e nem fica sujeito a essas turbulências políticas. Essa é a inovação que acho que deveríamos implantar no Brasil para 2026”, defendeu Barroso. 

O simpósio é totalmente virtual e transmitido ao vivo no canal do IMPA no YouTube. A programação completa das mesas de debate e da apresentação de artigos pode ser conferida neste link

Leia também: Pedro Borges aplica a ‘mágica’ da matemática à alta tecnologia
Simpósio virtual sobre sistema político começa na semana que vem

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.