Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Linguagem de programação Lua recebe medalha Pedro Ernesto

Lua, uma linguagem de programação poderosa, eficiente e leve, foi mais uma vez reconhecida pela sua importância e destaque no cenário mundial. Nesta terça-feira (13), os pesquisadores Luiz Henrique de Figueiredo, do IMPA, Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, receberam a medalha Pedro Ernesto, mais alta comenda do município do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega da medalha aconteceu no auditório do Rio Datacentro, na PUC-Rio.

Criada em 1993, Lua foi projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica (Tecgraf), da PUC-Rio, e atualmente é desenvolvida no laboratório LabLua do Departamento de Informática da universidade. A linguagem é usada em aplicações industriais, com ênfase em sistemas embutidos e jogos, como nos videogames World of Warcraft e Angry Birds.

Leia mais: Em coluna na Folha, Viana propõe desafio matemático
Seminário debate ensino da matemática nas escolas

200 anos de independência, matemática e história

“A linguagem começou pequena, no Tecgraf, e dominou a indústria de jogos durante algum tempo. Agora, está solta no mundo! A importância desta medalha é o reconhecimento para produtos de sucesso do Brasil, em particular do Rio de Janeiro, produzidos em instituições de excelência”, comentou Luiz Henrique.

O vereador Marcelo Arar (PTB) presidiu a mesa, que contou com a presença de Chicão Bulhões, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio. Os homenageados receberam medalhas e discursaram para o público de pesquisadores, alunos e familiares presentes na cerimônia. “Espero que Lua possa ser mais um ícone na identificação do Rio de Janeiro como um polo de tecnologia e inovação!”, afirmou Waldemar.

Roberto Ierusalimschy completou agradecendo a honraria, que comprova mais uma vez a importância de Lua. “É difícil, para quem não é da área, entender a vida de uma linguagem de programação. Uma organização, ao adotar uma linguagem para o projeto, está assumindo um compromisso de auto-investimento de longa duração. Empresas como Adobe e Huawei têm literalmente milhões de linhas de código escritas em Lua!”, comentou.

Leia também: Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a pesquisadores
Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.