Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Confira o time que vai representar o Brasil na IMO 2020

A equipe brasileira que vai participar da 61ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) foi anunciada nesta segunda-feira (27). Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI); Francisco Moreira Machado Neto, Gabriel Ribeiro Paiva e Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE), formam o time que vai representar o país na maior competição científica do mundo para estudantes do Ensino Médio. 

Os jovens selecionados são medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e acumulam experiência em competições nacionais e internacionais. Para participar da Olimpíada Internacional de Matemática, o grupo passou por três testes seletivos, além de intenso treinamento. A equipe será liderada pelos professores Carlos Gustavo T. de A. Moreira, o Gugu, e Matheus Secco, ambos do Rio de Janeiro (RJ), na disputa que terá a participação de jovens de mais de 100 países. 

Leia mais: Brasileiras participam do Women in Algebraic Geometry
Ciência de dados é tema de webinar na quarta-feira (29)
Figueiredo publica no Journal of Computational Physics

“A equipe brasileira, na qual depositamos grandes esperanças, foi escolhida a partir de um processo de seleção muito disputado. Esperamos que se divirtam com a prova, mesmo nessa situação excepcional, e ganhem várias medalhas”, destaca Gugu. 

Inicialmente prevista para acontecer em julho, em São Petersburgo, na Rússia, a IMO precisou ser adaptada para o formato online por conta da pandemia do novo coronavírus. A competição acontecerá entre 19 e 28 de setembro, com realização das provas nos dias 21 e 22, em centros de aplicação de cada país previamente aprovados pelo conselho consultivo da IMO. 

A organização também vai formar grupos de fiscais internacionais, que terão a missão de acompanhar a aplicação das provas e garantir que condições e procedimentos adotados mantenham o mesmo padrão de uma edição presencial. Ao final da competição, as medalhas e certificados serão enviados aos líderes dos países participantes pelos correios.

Realizada desde 1959, a IMO é destinada a estudantes do Ensino Médio com idades entre 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes. O Brasil é o país latino-americano com maior número de medalhas na competição, totalizando em 136 até agora. No ano passado, a equipe brasileira conquistou seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.

Leia também: Na Folha, Viana fala dos paradoxos da matemática
Com dez equipes, Brasil compete na IMC 2020

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.