Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Aula Magna será com Armínio Fraga e Fernanda Scovino

Para inspirar e motivar os estudantes, o IMPA Tech inicia o semestre com a Aula Magna. Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil e sócio-fundador da Gávea Investimentos, e Fernanda Scovino, coordenadora-geral de governança de dados do Ministério da Educação e co-fundadora da Base dos Dados, são os convidados. O encontro será no primeiro dia de aula, 17 de março, às 13h30, no auditório do Porto Maravalley.

A Aula Magna será a primeira atividade dos 100 jovens de todo o Brasil aprovados no processo seletivo 2025. Os estudantes da turma 2024, que darão início ao novo ciclo das ênfases a partir de março, também vão participar das palestras.

“A visão do IMPA Tech está focada no papel da matemática no mundo que nos cerca e na resolução de seus problemas. As trajetórias pessoais e profissionais dos palestrantes da Aula Magna 2025, Armínio Fraga e Fernanda Scovino, concretizam belamente essa visão”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, que fará a abertura do evento para apresentar os convidados e recepcionar os alunos.

Leia mais: Folha: ‘Você conhece a numeração grega?’
IMPA Tech e CBPF discutem parceria acadêmica
Doutor pelo IMPA Hallison Paz participa do ‘Siggraph Asia 2024’

“Desafios e oportunidades para o Brasil” é o tema da palestra de Armínio Fraga, que vai dividir suas experiências no Banco Central e na Gávea Investimentos com os adolescentes. Fraga é um dos economistas mais influentes do país e possui publicações nas áreas de finanças internacionais, macroeconomia e de política monetária. Foi presidente do BC de 1999 até 2003, quando fundou a Gávea Investimentos. Atualmente, a empresa atua como gestora de recursos independente com foco em mercados emergentes.

Fernanda Scovino irá abordar a influência dos dados em sua trajetória na palestra “Da universidade ao governo: minha jornada com dados e propósito”. Ao longo da carreira, Fernanda foi analista de dados no Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora de dados e inovação na Prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2019, foi uma das fundadoras da Base dos Dados, um projeto que busca facilitar o acesso aos dados públicos de qualidade de forma acessível, conectada e catalogada. A Base dos Dados funciona como um único mecanismo de busca com as principais informações de centenas de conjuntos de dados abertos e um data lake público com bases tratadas e atualizadas, prontas para análise.

Leia também: IMPA abre vaga para Cientista de Projetos no Centro Pi
Diretor-geral do IMPA se reúne com governador do Piauí

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.