Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Alunos do PIC se despedem de 2024 com palestras e oficinas

 

Em novembro, os Encontros Regionais do PIC fizeram parte da despedida de 2024 para os grupos do Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Mais de 500 estudantes se reuniram em diferentes regiões do país para atividades que envolveram oficinas, jogos, palestras, gincanas, visitas às universidades e rodas de conversa. 

No final do ano passado, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu mais de cem pessoas do grupo PA-01 que participaram de um tour pela instituição e de atividades com Tangram gigante; Cubo de Rubik, jogos da memória e quebra-cabeças. Os estudantes também assistiram a palestra “Teoremas: desvendando o trabalho dos matemáticos”.

O coordenador do programa, Geraldo Mendes, comemorou a interação proporcionada pelo encontro. “A participação dos alunos foi intensa, com muita interação, competição saudável e interesse. É impressionante a alegria com que os alunos dos municípios do entorno de Belém participaram. Foi uma manhã muito interessante e divertida para todos.”

Já o grupo do Paraná (PR01) reuniu 140 estudantes de diversas cidades na Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR, em 30 de novembro. Alunos de Maringá, Apucarana, Rolândia, Carlópolis, Paiçandu, Ibiporã, entre outros municípios, acordaram cedo e viajaram até Londrina para a programação. 

A coordenadora regional, Ana Lúcia da Silva, mediou uma roda de conversa, com participação de ex-medalhistas da OBMEP. O encontro abordou os benefícios e oportunidades oferecidas pela Olimpíada. “O interesse foi geral, muitas dúvidas, muitas perguntas. Todos querendo saber como, quando, de que forma conseguir tais inserções”, contou a professora. 

A programação também incluiu uma visita pelo campus da universidade, passando pelos centros acadêmicos, institutos, museus e laboratórios. Além disso, os alunos participaram de  gincanas matemáticas com prêmios e uma oficina de geometria.  “Foi um evento repleto de contentamento. Alunos e mães agradecendo, emocionados. No restaurante, foi uma festa, alguns alunos nunca haviam frequentado um. De fato, trabalhar neste projeto é uma completa satisfação”, contou a coordenadora. 

Leia mais: Retrospectiva 2024: Festmat se firma no calendário do Rio
Na Folha, Viana retoma o ‘Mito da Caverna’, de Platão
Alunos do IMPA Tech participam da Escola de Verão

Na mesma data, o grupo PR02 se reuniu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento contou 77 inscritos que participaram de palestras e três oficinas direcionadas para o estudo da geometria. “Seções Planas do Cubo” e “Caleidociclos: construção e análise” foram temas trabalhados. Os estudantes também tiveram uma imersão sobre programação de software com o Geogebra e realizaram atividades práticas e interativas. 

“O evento foi um sucesso e proporcionou momentos de atividades matemáticas empolgantes para os estudantes. De forma lúdica e tecnológica,  com materiais concretos manipuláveis e  com o GEOGEBRA, puderam vivenciar a matemática numa abordagem diferente da metodologia de Resolução de Problemas que usualmente aplicamos ao longo do ano no PIC Jr”, contou a coordenadora Paula Rogéria. 

Reunindo 61 pessoas, o PIC-RN teve seu Encontro Regional no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O coordenador regional, José Bezerra, destacou a importância dos encontros para a socialização e interação entre os estudantes. “O Encontro Regional, assim como o Encontro do Hotel de Hilbert, é um momento ansiosamente esperado pelos participantes do PIC.  Eles tomam conhecimento da presença da matemática no cotidiano das pessoas e no progresso da ciência, percebendo sua beleza e importância.”

Já o grupo de São Paulo, coordenado por Maria Gorete, somou 200 participantes no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Câmpus de São José do Rio Preto – Unesp. A programação incluiu palestras sobre Matemática Recreativa e Astronomia, além de visitas a mostras de jogos de matemática, química, astronomia, física e ciência da computação. Os estudantes também realizaram uma visita por espaços da universidade, como biblioteca, herbário e laboratório e a oficina “Introdução ao Látex”.

Leia também: INCTMat abre chamada de apoio a eventos científicos
IMPA recebe mais de 150 pessoas em dois workshops

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.