Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Alunos descobrem a Matemática na profissão dos pais

Ivonete, autora do projeto “De pai para filho” Foto: Fundação Victor Civita/Arquivo

Reprodução da Veja / Reportagem de Luiz Felipe Castro

Ivonete Dezinho, 52 anos, encontrou uma forma inovadora de combater a rejeição de alguns de seus alunos do 8º ano na EMEF Professor Milton Dias Porto, em Naviraí (Mato Grosso), às aulas de matemática: tirá-los da sala de aula para provar a importância dos números na vida cotidiana de todos.

“O primeiro ponto é fazer com que os alunos não tenham medo e entendam que é possível calcular sem se preocupar tanto com fórmulas”, explica Ivonete. Para isso, pediu aos responsáveis pelos adolescentes para que os levassem a seus ambientes de trabalho. “A matemática está presente em todas as atividades, e os pais e avôs foram grandes parceiros. Eles mostraram a utilidade dos números no dia a dia de um padeiro, um médico, um arquiteto, um garçom, chefe de cozinha e contaram seus próprios métodos de cálculo.”

Leia também: A crise dos fundamentos da matemática
Brasil viaja à Europa para disputar a Iberoamericana
Trimedalhista do Tocantins quer futuro na Matemática

Além das estratégias de seus pais e avós, os estudantes também descobriram que unidades de medida, juros, porcentagem, orçamento doméstico, perímetro e área, dentre outros temas, são conhecimentos importantes no cotidiano profissional.

Em sala de aula, Ivonete não proíbe o uso de calculadoras, mas estimula uma postura mais ativa dos alunos. “Muitos deles usam o celular para fazer qualquer cálculo, até para tabuada, então meu papel é mostrar que é preciso primeiro compreender todo o processo e depois, sim, usar o celular para conferir o resultado.”

Com o projeto De Pai para Filho – Uma Abordagem do Ensino da Matemática nas Profissões, Ivonete conquistou um lugar entre os dez melhores professores do ano pelo Prêmio Educador Nota 10, promovido pelas fundações Victor Civita e Roberto Marinho. Ela agora tem a chance de ser vencedora do título Educador do Ano na cerimônia que acontece no dia 1º de outubro, em São Paulo.

Leia também: Formas inovadoras de comunicar Ciência
IMPA abre inscrições para bolsas no Curso de Verão 2019

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.