Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Bolsas de estudo em memória de Maryam Mirzakhani

Crédito: Mott Carter/Clay Mathematics Institute

Maryam Mirzakhani se tornou um ícone sem querer sê-lo, destacou a prestigiosa Nature no obituário da iraniana morta em julho deste ano, aos 40 anos, de câncer de mama. Única mulher a receber até agora a Medalha Fields (2014), honraria máxima da Matemática, ela atuou, especialmente, em estudos das superfícies de Riemann. Em sua memória, a Stanford University e a University College London estão oferecendo bolsas de estudo para atrair e apoiar novas gerações de matemáticos.

Leia também:

Em visita ao IMPA, grupo pede prova da OBMEP em Libras

Olimpíada também descobre professores de excelência

Impa conquista Prêmio Jatobá de comunicação corporativa

Na Stanford University, a iniciativa foi possível graças à doação de US$ 800 mil à Escola de Humanidades e Ciências pelos engenheiros e empresários Rouzbeh Yassini-Fard e Anoushem Ansari para a criação da Maryam Mirzakhani Graduate Fellowship. Os recursos visam apoiar estudantes da graduação do Departamento de Matemática, onde Maryam lecionava.

Ao site da instituição, os iranianos-americanos Yassini-Fard, conhecido como o pai do modem e CEO da YAS Capital Partners, e Ansari, cofundadora e CEO da empresa de tecnologia Proda, disseram que Maryam foi uma inspiração.

“Suas contribuições para a Matemática são tão significativas quanto as inovações revolucionárias de Al-Khwarizmi, o pai da álgebra, há mais de 12 séculos”, declarou Yassini-Fard, que acrescentou: “Espero que essa bolsa motive muitos jovens, especialmente outras mulheres matemáticas, a prosseguir na área e realizar pesquisas inovadoras, e que elas se inspirem e sejam tão humildes e mundialmente impactantes como Maryam foi”. 

Em Londres, a Persia Educational Foundation criou uma bolsa para apoiar a educação de mulheres de língua persa, de qualquer idade e cidadania, inscritas em algum mestrado em Ciências ou, no ano final, em um doutorado em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na University College London. A bolsa de estudos será no valor de 1.500 libras esterlinas. As candidaturas para o período de 2018 a 2019 já estão abertas. Mais informações pelo e-mail: info@persia.education. 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.