Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Georg Cantor (1845-1918) – Pai do infinito e do ICM

Filho de dinamarqueses, o matemático Georg Cantor é um dos criadores do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) ao lado de Felix Klein. Nascido na Rússia em 1845, emigrou com a família para a Alemanha na infância. Especialista em teoria dos números, no final do século 19 elaborou a moderna teoria dos conjuntos que lhe abriu as portas para ampliar as fronteiras da Matemática e definir o conceito de infinito.

Leia também: Modelo matemático para compreender células de melanoma
Curiosidades do ICM | A primeira carta é inesquecível
Túnel do tempo: Emmy Noether conclui Ph.D em Matemática

Sua teoria revolucionária gerou enormes embates e animosidades entre os matemáticos da época. Por ser muito ligado à religião, Cantor era visto com maus olhos pela comunidade matemática e sofreu boicotes. Trabalhando sozinho, demonstrou que alguns conjuntos de infinitos poderiam ser mais infinitos que os outros e os chamou de ‘alef zero’.

Perseguido e criticado por sua tese, teve a saúde mental comprometida. Tempos depois, seus métodos foram assimilados e se mostraram perfeitamente práticos e úteis. Reconhecido, foi nomeado membro honorário da London Mathematical Society e homenageado com a medalha da Royal Society of London. David Hilbert (1862-1943), um de seus poucos defensores, afirmou: “Que ninguém seja capaz de nos tirar do paraíso que Cantor criou para nós”. Perturbado pelas perseguições, morreu aos 72 anos, em uma clínica psiquiátrica na Alemanha.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.