Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Equipe brasileira se destaca em olimpíada no Equador

Estudantes brasileiros se destacaram em uma das mais importantes disputas matemáticas universitárias. Na 9ª Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), a equipe nacional, liderada por Matheus Secco, conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata. O evento terminou na última segunda-feira (20), em Quito (Equador).

Rafael Kazuhiro Miyazaki, de São Paulo, foi o destaque ao conquistar o ouro, com 41 pontos dos 60 possíveis. Aluno de mestrado do IMPA, Valentino Amadeus Sichinel, do Rio Grande do Sul, também conquistou o ouro, somando 38 pontos. Lucas Souza Mota de Aragão, de Sergipe, e Rafael Filipe dos Santos, do Estado do Rio, garantiram as medalhas de prata, com 30 e 29 pontos, respectivamente.

Leia também: Evento no Rio reúne professores para troca de experiências
Jornal Nacional: Na Matemática, verdades são eternas
OBM divulga instruções para as provas da fase única

O resultado deste ano supera o desempenho do ano passado, quando o Brasil ganhou dois ouros, uma prata e um bronze.

Participaram da competição 58 estudantes de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador e México. Agrupados em equipes de até quatro competidores, eles representaram um país ou uma universidade. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) enviaram equipes próprias e também conquistaram medalhas. Veja aqui os resultados individuais.

Criada em 2009, a CIIM tem como objetivo incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, de modo a melhorar a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, e, em consequência, contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.

A 10ª edição do evento acontecerá na Colômbia, em 2018.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.