Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Catadores recolhem 90% da reciclagem, diz Tião Santos

O que é lixo e o que é desperdício? Com essa reflexão, professores, alunos e funcionários do IMPA assistiram, nesta segunda-feira (22), à palestra de Sebastião Carlos dos Santos, conhecido como Tião Santos, diretor-presidente da 3Rs Consultoria e presidente da Associação de Catadores de Jardim Gramacho. A palestra foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e exibida no auditório Ricardo Mañé com transmissão pela internet.

Santos é ex-catador de material reciclável no Jardim Gramacho, que durante mais de 30 anos abrigou o maior lixão da América Latina, até ser fechado em 2012. Em 2010, o agora empresário foi protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, dirigido por João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. O filme, que retrata a vida dos trabalhadores de Gramacho, chegou a concorrer ao Oscar de melhor documentário e foi premiado no Festival de Berlim de 2010. Desde a repercussão mundial, Tião vem contando sua história e a dos catadores em palestras em escolas, universidades e empresas.

Durante o encontro virtual no IMPA, ele falou sobre os avanços alcançados pela Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, de 2010, e por políticas que deram sequência à norma. A palestra abordou temas relacionados à sustentabilidade, à reciclagem e à responsabilidade compartilhada entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil pelos resíduos. O empresário contou também a sua trajetória de luta pelo reconhecimento do trabalho dos catadores, por conta da relevância social, econômica e ambiental dessa função. 

“O lixo é um material que não tem nenhuma importância na nossa sociedade. A palavra lixo é definida como qualquer material sem valor, sujeira, imundice, coisa maléfica, camada mais baixa da sociedade, escória ou ralé. Precisamos ressignificar a importância dos resíduos, combater o desperdício e valorizar o profissional da reciclagem”, destacou o palestrante.

Atualmente, de acordo com Santos, cerca de 20% dos resíduos descartados são reciclados, mas a quantidade de material potencialmente reciclável chega a 40%. E praticamente todos os resíduos que seguem para reciclagem hoje passam pelas mãos dos catadores. “Somos responsáveis por 90% das reciclagens e a maior parte desse material ainda é recolhida nos aterros, misturada com o lixo orgânico. Não basta colocar lixeiras para que a população separe o lixo, é preciso ensinar e conscientizar sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar”, afirmou Tião Santos.

A palestra, conduzida por Rodrigo Resende, da Coordenação de Eventos e Atividades Científicas, foi ainda uma oportunidade para incentivar a comunidade acadêmica a participar do programa de reciclagem do IMPA. Para ajudar os catadores do Aterro de Jardim Gramacho, a CIPA está recolhendo doações de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e água mineral. Os materiais devem ser entregues até a próxima sexta-feira no ponto de coleta na recepção.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.